O Zoológico de Brasília vai abrir 240 vagas para o passeio Zoo Noturno no mês de setembro. As inscrições começam nesta quarta-feira (28), a partir das 10h, e devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail [email protected] . O valor do passeio é R$ 50 por pessoa e oferece aos visitantes a chance de explorar o parque sob uma nova perspectiva, acompanhados por guias da equipe de educação ambiental do zoológico.
Durante o Zoo Noturno, os visitantes terão a oportunidade de conhecer os animais de hábitos noturnos, como antas, lobos, onças e outros. “É uma experiência única que permite observar o comportamento dos animais em horários em que geralmente não estão tão ativos durante o dia”, destaca o diretor-presidente do zoológico, Wallison Couto.
No passeio, o público poderá conhecer o comportamento de animais de hábitos noturnos | Fotos: Gabriel Saldanha/ Zoológico de Brasília
Os passeios noturnos são realizados nas noites de terça e quinta-feira, às 19h. O objetivo é aproximar o público da vida selvagem de maneira educativa, promovendo a conscientização sobre a importância da conservação da fauna e do meio ambiente. Cada passeio tem duração média de duas horas, com um roteiro especial pensado para maximizar a experiência dos visitantes.
As vagas para o Zoo Noturno são limitadas e tendem a se esgotar rapidamente. Por isso, o zoológico orienta que os interessados enviem o e-mail de inscrição assim que as inscrições forem abertas. No caso de não conseguir uma vaga para setembro, as inscrições para o mês de outubro serão abertas no final de setembro com o mesmo processo de inscrição por e-mail.
As inscrições para o projeto costumam ser concorridas | Foto: Divulgação/ Zoológico de Brasília
Orientações
O projeto Zoo Noturno é uma excelente oportunidade para os amantes da natureza descobrirem o Zoológico de Brasília em um contexto diferente, explorando os mistérios da vida noturna e aprendendo mais sobre a conservação da fauna.
Como muitos animais possuem hábitos diurnos, o Zoo solicita que os visitantes respeitem o silêncio durante a visita para evitar incomodar os animais que não fazem parte do passeio. Além disso, há outras orientações:
⇒ Use roupas confortáveis e sapatos fechados; ⇒ Use agasalhos; ⇒ Leve garrafinha de água; ⇒ É proibido o uso de lanternas, fotos e filmagens com flashs; ⇒ O passeio é proibido para crianças menores de 7 anos.
Passeio Zoo Noturno
⇒ Datas e horário: Terças e quintas-feiras, às 19h ⇒ Inscrições: Abertura nesta quarta-feira (28), às 10h, pelo e-mail [email protected] . ⇒ Valor: R$ 50 por pessoa.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.