Connect with us

BRASIL

Zilda Arns entra para o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Publicado

em

Zilda Arns já foi indicada para o Nobel da Paz 3 vezes
Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil

Zilda Arns já foi indicada para o Nobel da Paz 3 vezes

Zilda Arns foi incluída no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A edição fica localizada no Panteão da Pátria e da Liberdade, no Distrito Federal. O nome da sanitarista e pediatra foi incluso após a assinatura da lei 14.552, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A decisão foi publicada nesta segunda-feira (24), no Diário Oficial da União.

Zilda Arns nasceu no dia 25 de agosto de 1934, no município de Forquilhinha, em Santa Catarina. Durante a carreira de pediatra e sanitarista, Arns lutou contra a desnutrição infantil e atuou na valorização do trabalho voluntário. Ela foi indicada 3 vezes ao Prêmio Nobel da Paz, e recebeu diversas homenagens no Brasil e no exterior. Arns foi uma das fundadoras do Pastoral da Criança.

A pediatra trabalhou no treinamento de novos voluntários em comunidades carentes, para que ensinassem as mães a utilizar o soro caseiro no combate de diarreia e desnutrição das crianças. A ação recebeu apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e alcançou cerca de 72% do território nacional.

Arns trabalhou também na frente do combate à mortalidade infantil, promovendo ações que mitigassem a síndrome da morte súbita. Em 2009, na campanha promovida pela Pastoral da Criança, ela reforçou a necessidade de colocar os bebês para dormirem de barriga para cima, uma vez que apresentava evidências científicas que a posição é mais segura.

A médica foi responsável pela criação da Pastoral da Pessoa Idosa em 2004, ao qual capacitou líderes da comunidade para trabalhar no auxílio de pessoas idosa no controle vacinal, evitar acidentes nas residências e conseguir identificar possíveis doenças físicas e emocionais. Atualmente, após quase 20 anos desde a criação do projeto, ele atende cerca de 100 mil pessoas em 579 municípios.

Arns morreu no dia 12 de janeiro de 2010, aos 75 anos, durante a missão de paz no Haiti. Ela estava na cidade de Porto Príncipe, quando um forte terremoto atingiu o local. A brasileira foi soterrada por escombros no desabamento da igreja ao qual fazia palestra.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.


Fonte: Nacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora