Xi Jinping , de 69 anos, foi eleito pela terceira vez como presidente da China . A votação realizada nesta sexta-feira (10) mostrou a força da autoridade chinesa, uma das mais poderosas do país desde Mao Tsé-Tung . Por unanimidade, ele seguirá comandando o país pelos próximos cinco anos.
Cerca de três mil membros do parlamento da China, conhecido como Congresso Nacional do Povo, votaram em Xi Jinping. A eleição não contava com outro candidato, o que prova total domínio do presidente chinês. Ele ainda foi escolhido por unanimidade pelos dois milhões de membros do Exército Popular de Libertação, órgão que é liderado pelo partido e não pelo país, para ocupar o cargo de comandante.
Para compor seu governo, Jinping chamou Li Qiang como número 2 do país. Tradicionalmente, o segundo mais poderoso do país assume o cargo de primeiro-ministro e tem a missão de manter as negociações e harmonia com outros países.
O trabalho do Congresso Nacional do Povo é liderado pelo Comitê Permanente. Os parlamentares escolheram Zhao Leji para chefiar o parlamento, tornando-se o terceiro oficial da agremiação.
A nova Constituição ainda prevê o reconhecimento do Partido Comunista Chinês como força de liderança política suprema e seu líder, no caso Xi Jinping, como autoridade central e norteadora para o crescimento da China. As regras ainda obrigam lealdade política das Forças Armadas.
Principal desafio do governo chinês
Entre os principais pontos para o próximo governo Jinping está a oposição de separatistas que querem a independência de Taiwan. Os chineses pretendem contra-atacar para evitar separação do país do governo e não descarta o uso das Forças Armadas.
Além disso, o governo chinês terá que trabalhar para evitar o avanço de uma “guerra fria” com os Estados Unidos. Atualmente, os dois países andam trocando acusações de espionagens e sabotagens.
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me? https://accounts.binance.com/ru-UA/register?ref=V2H9AFPY
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.
Зарегистрируйтесь, чтобы получить 100 USDT
janeiro 1, 2024 at 3:10 pm
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me? https://accounts.binance.com/ru-UA/register?ref=V2H9AFPY