MATO GROSSO

“Vou voltar fazer o que sempre gostei: jogar bola”, afirma paciente após cirurgia ortopédica

Publicado

em

Após adiar o sonho de ser jogador de futebol profissional, Gabriel Alves Nunes, de Poxoréo, voltou a projetar o futuro no gramado depois de passar por uma cirurgia ortopédica no joelho. O procedimento ocorreu durante um mutirão de cirurgias ortopédicas realizado neste final de semana pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande.

“Estava esperando por esse atendimento há praticamente dois anos. Quando fui regulado para o Hospital Metropolitano, foi questão de três meses para eu ser chamado. Agora posso voltar a fazer o que sempre gostei: jogar bola”, comemora o jovem.

Para o pai de Gabriel, José Nunes da Mata, o processo foi rápido. “Na minha cidade tem muita gente precisando dessas cirurgias e estão sendo chamados. Já testemunhei várias pessoas que conseguiram o atendimento”, comenta José.

O motorista Audenes Pereira da Silva sofreu um rompimento de ligamento cruzado e há cinco anos iniciou o tratamento no Hospital São benedito, de Cuiabá, mas em 2022 ele foi regulado para continuar o tratamento no Hospital Metropolitano. “Graças a Deus consegui internar e fazer a cirurgia”, diz Audenes aliviado em poder voltar a trabalhar.

Além de Gabriel e Audenes, outras 42 pessoas foram atendidas durante o mutirão. Na ocasião, o hospital realizou os procedimentos de reconstrução ligamentar intra articular, método que trata lesões ligamentares de joelho, e de meniscectomia, cirurgia comum aos joelhos e realizada para remover um menisco (pedaço de cartilagem) danificado.

Contente com o resultado do trabalho das equipes do hospital, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, parabeniza os profissionais da unidade e enfatiza que a ação auxilia na redução da fila de espera no Sistema de Regulação. “A gestão está empenhada em atender de forma célere e qualificada todos os pacientes que esperam por algum procedimento eletivo na Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontua o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

De acordo com a direção do hospital, após a cirurgia, os pacientes terão acompanhamento pós-operatório na unidade e contarão com uma equipe multidisciplinar à disposição até conclusão do tratamento.

“A ideia desse mutirão é dar celeridade a esses pacientes que aguardam há algum tempo pelas cirurgias. Com isso, a nossa equipe consegue realizar um número extraordinário de cirurgias todos os meses”, afirma o médico ortopedista e traumatologista, Alisson Arruda.

Além das especialidades de ortopedia e traumatologia, o Hospital Metropolitano é referência nas áreas de cirurgia bariátrica, cirurgia geral, medicina intensiva, neurocirurgia, urologia e cirurgia vascular. A unidade de saúde ainda oferta as especialidades de anestesiologia, clínica médica, pneumologia, psiquiatria, endocrinologia exames de imagens e laboratoriais.

Até julho de 2023, o hospital realizou 3.708 procedimentos cirúrgicos, sendo 1.273 cirurgias de urgência e emergência e 2.435 cirurgias eletivas. Deste total, 2.277 são cirurgias ortopédicas.

Fonte: Governo MT – MT

Copyright © 2022 Oeste News