“Mais que limpar, organizar e bem gerir nossos resíduos, precisamos, cada vez mais, rever nossas práticas de descarte e, principalmente, de consumo”, reflete Diogo. A terceira edição do Mutirão Ecológico do Dia Mundial da Limpeza, que é oficialmente celebrado no dia 17 de setembro, reuniu 50 voluntários. Dentre eles, alunos do curso de Gestão Ambiental do IFMT, integrantes da Associação Estudantil de Sorriso (AES), da Faculdade Anhanguera, do Departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde e Saneamento, da Casa dos Conselhos.
Para o coordenador da Casa dos Conselhos, Celso Marcon, a gestão dos resíduos deve ser circular e não mais linear. “Os resíduos não devem ser mais descartados, e sim, reaproveitados, seja para gerar energia, para resultar em novos produtos, como tijolos, por exemplo”, lembrando que, por ser referência mundial na produção de grãos, Sorriso também se preocupa com a preservação do meio ambiente. “Da mesma forma que não existe planeta B, também não há como se pensar o agro sem manter o meio ambiente saudável”.
Assim como nos anos anteriores, a atividade foi realizada em parceria com o Instituto Lixo Zero e a organização Limpa Brasil.
Sobre o Dia Mundial da Limpeza
O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta.
Sobre o Eco Sorriso
O Eco Sorriso vem sendo desenvolvido pela Prefeitura desde 2019 e segue ampliando suas ações no Município. Atualmente, o programa contempla coleta seletiva de resíduos recicláveis porta a porta em 49 bairros; pontos de coleta de óleo de cozinha usado em todas as escolas e Cemeis da rede municipal de ensino; educação ambiental, além dos ecopontos para a entrega de recicláveis.
Mais informações? Só conferir a página do Eco Sorriso: https://site.sorriso.mt.gov.br/ecosorriso.