Connect with us

Cuiabá

Visando coibir acidentes e maior segurança no trânsito, Semob instala novo conjunto semafórico no Contorno Leste 

Publicado

em

Atendendo a pedido de moradores dos bairros Dr. Fábio I e II, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, concluiu nesta sexta-feira (12), a instalação de um conjunto semafórico no cruzamento que interliga a Avenida Contorno Leste com a Rua Wilson Santos. A via, considerada a maior obra estruturante dos últimos 50 anos em Cuiabá, é uma iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro e visa interligar cerca de 50 bairros e cerca de 300 mil pessoas.

Considerada paliativa, a medida adotada pela Semob foi a alternativa mais viável para coibir os índices de acidentes de trânsito registrados na região.

Os trabalhos iniciaram na tarde de quarta-feira (10) com a instalação das colunas e dos braços de um conjunto de quatro semáforos, dois de cada lado da via. Já na quinta, foi realizada a instalação dos cabos de energia nos sinalizadores.

Conforme a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, apesar da sinalização anteriormente instalada no local estar de acordo com as resoluções do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a nova medida foi adotada devido aos inúmeros acidentes registrados na região. Segundo Zamproni, por estar em fase de obras, a previsão é de que a nova via, Contorno Leste, sempre passe por adequações até que o projeto seja oficialmente finalizado.

“Essa é uma medida paliativa, uma medida rápida e viável de resolver o problema de acidentes e de maneira imediata, por isso fizemos essas readequações. A maioria dos acidentes fatais registrados hoje na nossa capital decorrem da imprudência por parte de algum dos envolvidos. Por isso, a Semob sempre busca atuar sempre de maneira embativa no que diz respeito à fiscalização e sinalização de trânsito, no intuito de fornecer cada vez mais à população vias mais seguras e fluídas, e não seria diferente no Contorno Leste, que mesmo sendo uma via nova, conta com um fluxo intenso de pessoas”, disse.

De acordo com a Diretora de Engenharia da Semob, Adrielle Martins, o conjunto semafórico além de ser veicular e de pedestres será ‘híbrido’, ou seja, além da sinalização, ele contará com um radar, que registrarão multas, tanto em relação a velocidade quanto por avançar o sinal vermelho.

“Toda a sinalização passou por alterações para receber esse semáforo. Por isso, nesse primeiro momento, iremos contar com agentes de trânsito na região para organizar todo o fluxo de trânsito, a fim de orientar estes condutores até que eles finalmente se inteirarem sobre o que está acontecendo. E em relação também aos pedestres, eles também foram contemplados nessa proposta do semáforo. Futuramente será acoplado um radar no conjunto fazendo com que ele se torne um radar híbrido, que realiza autuações tanto em relação a velocidade, que é 40 km por hora, quanto também por avançar o sinal vermelho”, explicou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora