Connect with us

MATO GROSSO

Violência em pauta: dois a cada três brasileiros já presenciaram mulher sendo vítima de violência

Publicado

em

Segundo dados do Fórum de Segurança Pública, dois a cada três brasileiros já presenciaram uma mulher sendo agredida fisicamente ou sofrendo violência verbal. Os números alarmantes são abordados durante a terceira semana da campanha de enfrentamento à violência da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Na peça publicitária que já está disponível no Instagram do TJMT (@tjmtoficial), as pessoas são sensibilizadas a compreender que a violência não é um problema individual e sim, coletivo. Além disso, os níveis e tipos de violência são expostos para promover a conscientização de que toda agressão pode, potencialmente, evoluir para o feminicídio.
 
“O Ciclo da Violência é uma ferramenta pedagógica muito importante para que todos nós possamos visualizar quais são as fases da violência e compreender que ela funciona como um sistema circular. Primeiro, há o aumento da tensão, onde ameaças, calúnia, difamação e injúrias são proferidas pelo agressor, fazendo com que a vítima se sinta em situação constante de perigo. Depois, o ataque violento onde há maus-tratos físicos, psicológicos, sexuais, morais ou patrimoniais que vão escalando a sua frequência e intensidade. Por fim, há a lua de mel, onde o agressor envolve a vítima com carinho e atenção e promete mudar, mas a gente sabe que isso não se concretiza”, explicou a coordenadora do Cemulher-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
 
No Portal da Cemulher-MT você tem acesso a todas as ações e iniciativas do órgão que atua há 11 anos no enfrentamento da violência doméstica e familiar, e também participa ativamente na articulação com órgãos governamentais e entes não-governamentais municipais, estaduais e nacionais para ampliar os esforços no enfrentamento e prevenção à violência.
 
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Foto 01: Arte contendo a frase: “Mais do que ser contra, é preciso denunciar!” em caixa alta. Centralizado e em close up, há uma mulher negra ao telefone, ela tem o olhar preocupado.  Logo abaixo está escrito “Denuncie! Ligue 180!”, no rodapé estão as logomarcas de Poder Judiciário e da Cemulher TJMT.
 
Laura Meireles
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Nota MT realiza último sorteio do ano para assistir ao jogo do Cuiabá contra o Vasco

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), por meio do programa Nota MT, em parceria com o Cuiabá Esporte Clube, vai realizar o último sorteio do ano para assistir a uma partida do time. Desta vez, o jogo será contra o Vasco da Gama, programado para o dia 8 de dezembro, na Arena Pantanal.

Ao todo, 1.000 ingressos serão sorteados, contemplando 500 usuários inscritos no programa de cidadania fiscal. Cada pessoa receberá dois ingressos, permitindo levar um acompanhante para assistir ao jogo no setor reservado aos torcedores do Cuiabá. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 29 de novembro.

Para participar, os interessados devem estar cadastrados no Nota MT e preencher o formulário no site oficial do programa (www.nota.mt.gov.br). Além disso, é necessário ter gerado ao menos um bilhete válido para os sorteios mensais do programa no período de 1º outubro de 2024 até a data limite para adesão.

O sorteio será realizado no dia 2 de dezembro pela equipe da Sefaz, com base no resultado da Loteria Federal. A lista dos contemplados será divulgada logo depois do sorteio. Todos os ganhadores serão notificados no mesmo dia.

O ganhador vai receber os ingressos por meio do aplicativo Facepass, que permite o acesso à Arena Pantanal por reconhecimento facial. Os ingressos são de uso pessoal e intransferível.

Tanto a lista de inscritos para o sorteio, quanto os nomes dos premiados, estarão disponíveis para consulta no site do Nota MT. Além disso, todo o processo será auditado pela Controladoria Geral do Estado (CGE) para garantir a transparência e integridade da ação.

Essa iniciativa da Sefaz, por meio do Programa Nota MT, busca fomentar o esporte estadual e incentivar a cidadania fiscal, promovendo a participação popular e a valorização do futebol mato-grossense.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora