Connect with us

Cuiabá

Vigilância em Zoonoses inaugura novo laboratório para pesquisa e estudos de entomologia

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Zoonoses, inaugurou na manhã desta terça-feira (30) o novo laboratório da UVZ. O novo setor permitirá a realização de pesquisas e o armazenamento dos animais estudados, trazendo benefícios e maior resolutividade ao trabalho da Zoonoses.

Um dos idealizadores do projeto, o biólogo Pablo Marcelo Pazott, que “na UFMT, eu atuava como especialista em serpentes e animais venenosos. Na UVZ, percebi a deficiência da unidade no trabalho com esses animais que causam acidentes toxicológicos. Percebendo isso, decidimos criar um corpo técnico especializado nesses estudos. No entanto, precisávamos de um local para trabalhar. Conversei com a coordenadora, que me deu o aval, mas destacou as dificuldades que enfrentaríamos até chegar aqui. Hoje estamos realizando essa inauguração cheios de esperança por melhores resultados e com muita vontade de trabalhar para promover cada vez mais a prevenção e a saúde da nossa capital”, afirmou o biólogo, que foi homenageado durante a cerimônia de entrega do laboratório.

O novo espaço foi dividido em três setores, onde atuam, além dos biólogos, veterinários e agentes de endemias. Com a inauguração, o biólogo explica que agora é possível para a Zoonoses captar e armazenar animais que antes eram descartados após o processo de entomologia. “É um ganho bastante significativo para a Zoonoses. Agora temos um local para fazer triagem, separação e identificação de escorpiões, morcegos, serpentes, entre outros animais. Conseguiremos desenvolver pesquisas sobre as doenças e perigos causados por esses animais. Antes, esse trabalho era feito apenas com mapeamento, e o material era descartado depois. Agora, temos um local para montar nossa própria coleção e saber quais animais estamos lidando, o que é fundamental para obter resultados mais expressivos”, concluiu.

Conforme a coordenadora da Vigilância em Zoonoses, Alessandra da Costa Carvalho, enquanto gestora, ela tem alcançado avanços significativos com os novos servidores. Graças ao novo espaço, a Zoonoses poderá desenvolver projetos e pesquisas que auxiliarão a sociedade como um todo. “Estamos bastante satisfeitos com a abertura do laboratório, que era muito necessário para os técnicos que lidam com vetores, roedores e serpentes. É um ganho para a instituição, mas ainda mais para a população, devido aos avanços que poderemos conquistar na prevenção de doenças e na promoção da saúde pública”, garantiu a coordenadora.

O laboratório já está em pleno funcionamento e foi montado com os equipamentos e materiais que a Vigilância em Zoonoses já possuía. Na cerimônia de abertura do novo espaço, dois servidores que se empenharam e chegaram a ‘colocar a mão na massa’ foram homenageados e tiveram seus nomes destacados na placa da obra: o biólogo Pablo Marcelo Pazotti e o agente de combate às endemias Josino de Farias. Também participaram da solenidade o diretor-geral da Vigilância em Saúde, Benedito Oscar Campos; a secretária-adjunta de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde, Joseany Salomão Guimarães; e o diretor técnico Roney Dias Damaceno.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Primeira-dama Márcia Pinheiro participa de roda de conversa no “Novembro Roxo” para conscientização sobre gestação saudável e prevenção de partos prematuros

Publicado

em

Por

Na última terça-feira (19), a primeira-dama Márcia Pinheiro esteve no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro CPA para participar de uma roda de conversa com mulheres, gestantes e mães sobre a importância de uma gestação saudável e a prevenção de partos prematuros. A atividade integra a programação do “Novembro Roxo”, durante a qual equipes do programa Criança Feliz têm visitado unidades do Cras ao longo do mês, destacando os cuidados necessários durante a gravidez para evitar complicações futuras. Esses encontros são realizados em ambientes acolhedores e informativos, com a presença de especialistas disponíveis para esclarecer dúvidas.

No dia 17 de novembro, foi celebrado o Dia Mundial da Prematuridade, uma data que busca aumentar a conscientização sobre os desafios dos nascimentos prematuros, que afetam cerca de 15 milhões de crianças anualmente.

“Considero essencial esse cuidado voltado às mulheres, mães e gestantes, oferecido pelo programa Criança Feliz, que proporciona todo o suporte necessário para uma gestação saudável. O Criança Feliz não é apenas uma política pública, mas uma expressão concreta do nosso compromisso com o bem-estar e o futuro das famílias cuiabanas. Garantir um atendimento humanizado e o apoio necessário às famílias em situação de vulnerabilidade social é uma responsabilidade que envolve empatia e cuidado, qualidades essenciais para qualquer gestão comprometida com seu povo”, afirmou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

As atividades, promovidas pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, tiveram início no dia 18 e seguem até o dia 27 de novembro, abrangendo todos os Cras onde o programa é executado.

“Atenção ao pré-natal e o desenvolvimento de hábitos saudáveis durante a gestação são medidas que garantem o pleno desenvolvimento do bebê. O roxo, cor símbolo da campanha, representa sensibilidade e individualidade, características dos bebês prematuros, além de significar transformação e mudança”, explicou Michelle Machado, coordenadora do programa Criança Feliz em Cuiabá.

Nesta quinta-feira (21), a roda de conversa será no Cras Jardim União, às 14h. Na sexta-feira (22), também no período da tarde, o evento atenderá mulheres referenciadas no Cras do bairro Pedregal.

Na próxima semana, as atividades continuarão nos Cras dos bairros Planalto, Pedra 90 e Nova Esperança, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, respectivamente, sempre a partir das 14h, com palestras e rodas de conversa com especialistas no tema.

O Brasil ocupa a 10ª posição no ranking mundial de países com maior número de nascimentos prematuros, registrando cerca de 302 mil nascimentos de bebês com menos de 37 semanas de gestação, independentemente do peso, segundo dados do Ministério da Saúde.

Programa Criança Feliz

O programa Criança Feliz é uma importante ferramenta de integração entre a Rede de Proteção Social. Para realizar o atendimento às famílias beneficiárias, a equipe de colaboradores deve estar plenamente informada sobre os programas e serviços oferecidos pelos Cras e pela Rede, promovendo conhecimento e interação de qualidade. Os principais objetivos do programa são o desenvolvimento infantil e o fortalecimento dos vínculos familiares.

O último relatório de atendimento aponta que a iniciativa do Governo Federal contempla 822 famílias, incluindo duas crianças beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), 55 gestantes e 822 crianças de 0 a 3 anos de idade. O programa é executado nos Cras dos bairros Jardim Araçá, CPA, Jardim União, Pedregal, Planalto, Pedra 90 e Nova Esperança.

Em Cuiabá, as ações do programa Criança Feliz foram implementadas por meio do Plano de Ação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora