Os tornados que atingiram o estado de Iowa , nos Estados Unidos, na tarde desta terça-feira (21), deixaram ao menos uma pessoa morta e 12 feridas antes de se espalharem por áreas de Illinois e Wisconsin.
Só na tarde desta terça-feira, os serviços metereológicos do estado registraram cerca de 33 tornados, especialmente no centro-oeste.
Apesar de não terem um número exato, as autoridades locais estimam que os tornados tenham deixado inúmeros mortos. As buscas por sobreviventes continuam nesta quarta (22).
O governador de Iowa, Kim Reynolds, , declarou estado de emergência para 15 condados da região, e garantiu recursos na resposta ao desastre. Além disso, ele garantiu que visitará Greenfield – pequena cidade destruída por completo pelos tornados – assim que possível.
O Serviço Meteorológico dos Estados Unidos havia emitido alertas de tornados e aviso de tempestades para grande parte de Iowa.
Tempestades avançam para Nebraska e Michigan
A previsão de chuva e ventos fortes continua para estar quarta-feira (22), especialmente para os 25 milhões de habitantes em Nebraska e Michigan, que estão no ‘caminho’ de uma série de grandes tempestades, com alertas para tornados.
Veja imagens dos tornados em Iowa:
MY GOODNESS… yet another incredible tornado in Iowa, we got close to this massive stovepipe and didn’t even know there was another beast ongoing just a few miles away. 2024 continues to impress…
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.