Uma tempestade de poeira causou o engarrafamento de 70 a 90 automóveis em uma estrada ao sul da cidade de Springfield, em Illinois, nos Estados Unidos. O acidente deixou ao menos deis mortos e mais de 30 feridos, nesta segunda-feira (2).
A polícia local informou que o engavetamento incluiu “aproximadamente 30 veículos comerciais e 40 a 60 carros de passageiros”, sendo que alguns deles ficaram em chamas.
The accident scene along I-55 south of Springfield, IL is horrific. I can only access a few of the crashes as they extend for miles. This is just one stretch of the road. Dozens of tow trucks & even more emergency personnel. Also the dust is constant. Still. Very bad situation. pic.twitter.com/N8FenZM34Y
— Kevin Lighty – WCIA 3 Chief Meteorologist (@KevinLighty) May 1, 2023
Embora o ocorrido ainda esteja sendo investigado, as autoridades apontam que as causas tenham sido “os ventos excessivos que sopram terra dos campos agrícolas ao longo da rodovia, levando à visibilidade zero”.
O acidente se deu na rodovia Interestadual 55, nos sentidos norte e sul no Milepost 76, entre os condados de Sangamon e Montgomery, às 10h55 do horário local.
Imagens registradas nas redes sociais mostram alguns dos automóveis em chamas. Os vídeos mostram a poeira se misturando com o fogo.
Massive pileup on I-55 south of Springfield, Illinois has closed the interstate for nearly 30 miles. Blowing dust off freshly plowed fields led to very low visibility #ilwx 🎥: Nathan Cormier pic.twitter.com/im7QLE8BTp
Os feridos, conforme os policiais, têm entre 2 e 80 anos. Eles foram encaminhados a um hospital e têm desde ferimentos leves a risco de vida.
Full video of the accident scene on I-55 south of Springfield, IL near the Sangamon Montgomery county line. Horrific. Dust being kicked up by 45mph winds contributing to this awful tragedy where sadly people have lost their lives. pic.twitter.com/oaWXoIHJXK
— Kevin Lighty – WCIA 3 Chief Meteorologist (@KevinLighty) May 2, 2023
“Você nem conseguia ver. As pessoas tentavam desacelerar, outras não, e eu simplesmente fui atropelado. Havia tantos carros e caminhões com tanto ímpeto atrás deles”, disse Evan Anderson, de 25 anos, que estava na estrada no momento do acidente, à Associated Press .
A recomendação do Serviço de Meteorologia dos Estados Unidos é que os motoristas mantenham “as duas mãos no volante e diminuam a velocidade” caso passem por uma tempestade de poeira em uma estrada.
“Se o vento for forte o suficiente para impedir uma direção segura, fique no acostamento e pare, certificando-se de estar longe de árvores ou outros objetos altos que possam cair sobre o veículo. Fique no carro e ligue o pisca-alerta até o vento diminuir”, acrescentou.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.