Temperaturas extremas na região de San Sebastián, ao norte de Rio Grande, congelaram o mar, resultando em uma paisagem invernal descrita como “surrealista”. As imagens das ondas congeladas viralizaram rapidamente nas redes sociais.
Santa Cruz enfrenta uma situação crítica nas áreas de El Calafate e Rio Turbio devido às intensas nevascas. A neve acumulada, que ultrapassa um metro de altura, tem causado a morte de vários animais e ameaça a produção pecuária local. Medidas urgentes são necessárias para mitigar os danos.
Especialistas explicam que as condições climáticas específicas e as temperaturas excepcionalmente baixas favoreceram a formação de gelo no mar, criando um fenômeno raro e impressionante.
Em resposta às condições meteorológicas adversas, a Vialidad Nacional impôs um bloqueio total na rota nacional 40, afetando o trecho entre San Martín de los Andes e Villa La Angostura. Este bloqueio poderá ser estendido dependendo da evolução do clima.
Assista ao vídeo abaixo:
#Argentina 🇦🇷 Um fenômeno inusitado surpreendeu nesta terça-feira na Terra do Fogo, quando as temperaturas extremas que afetam a Patagônia congelaram o mar na região de San Sebastián, ao norte da cidade de Río Grande. As imagens das ondas transformadas em gelo. pic.twitter.com/bAg3xs96uk
O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) emitiu alertas para a região: um alerta laranja para ventos fortes e um alerta amarelo para neve.
As previsões indicam fortes nevascas para a cordilheira das províncias de Neuquén e Rio Negro, exigindo precaução e atenção da população e das autoridades locais.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.