A gravação mostra os dois em Pyongyang logo após desembarque do avião nesta terça, 18. Com as mãos, ambos sinalizam para o colega entrar primeiro no veículo, causando risos em volta.
Putin cede e entra primeiro, ao que Kim dá a volta e utiliza a outra porta do banco traseiro.
Veja o vídeo:
Putin e Kim Jong-un contra os EUA?
A visita desta semana foi a primeira de Putin a Pyongyang em 24 anos. O objetivo é alinhar Rússia e Coreia do Norte em oposição aos EUA.
A agência de notícias estatal da Rússia TASS disse, por meio do porta-voz Yuri Ushakov, que os líderes manteriam reuniões fechadas para discutir questões “importantes e mais sensíveis.”
Em um cenário mundial onde Rússia e Coreia do Norte sofrem represálias de diversas nações, os dois países se aproximam. Putin deixou claro querer lutar contra a “política hegemonista e imperialista” dos EUA e aliados.
Na quarta, 19, os líderes assinaram um acordo de proteção mútua. Nele, firmaram uma parceria estratégica de aliança em caso de ataque ou necessidade.
O acordo de mutualismo se estende à economia. Os dois países sofreram exclusão e represália pela Guerra na Rússia e ditadura na Coreia do Norte. Agora, pensam em se juntar como uma resposta direta.
Do Programa da Coreia em Washington, Rachel Minyoung Lee comentou: “Se Pyongyang vê a Rússia como um parceiro viável a longo prazo para melhorar a sua economia – por mais irracional que isto possa parecer para alguns – há ainda menos incentivo para tentar melhorar as relações com os Estados Unidos.”