Moradores invadiram uma obra de saneamento em uma área urbana na cidade de Zaragoza, na Colômbia , e a transformaram em uma espécie de garimpo improvisado, após boatos de que haveria ouro no local.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram um grande grupo de pessoas cavando a rua e carregando sacos de terra, em busca de ouro no meio da água. As imagens viralizaram nas redes sociais.
En Zaragoza se regó el rumor de un supuesto hallazgo de oro en una calle donde estaban haciendo obras del acueducto municipal. En cuestión de minutos este era el panorama pic.twitter.com/kQMgFvzI6Q
O rumor começou, conforme a imprensa local, após alguém dizer ter encontrado o metal precioso em uma obra na rede de esgoto do município, na Rua Bolívar, local normalmente dedicado ao comércio.
Poucos minutos depois, de acordo com o site colombiano Caracol Notícias , a rua foi tomada por uma multidão. Na ocasião, tubulações de água e esgoto foram quebradas.
As autoridades municipais não tinham muito o que fazer, informou o jornal El Colombiano . Elas tiveram que esperar as pessoas saírem do local para que pudessem finalizar a obra pública. O ocorrido se deu na última sexta-feira (10) e o comércio da rua permanece fechado.
A rádio local Blu Radio , não se sabe o estado da rua, já que alguns habitantes ainda estão garimpando no local. Também não há certeza se alguém, de fato, encontrou ouro na área.
A região de Bajo Cauca, onde fica Zaragoza, é conhecida por práticas ilegais de mineração . Conforme a imprensa local, cerca de 400.000 hectares de florestas nativas e fontes de água já foram destruídos.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.