Um avião da Air Canada, que saiu de Toronto com destino a Paris na quinta-feira (6), enfrentou um problema no motor após a decolagem e precisou retornar ao aeroporto Pearson. Nas imagens divulgadas nas redes sociais é possível ver as explosões.
Veja o vídeo
Video captures moment Air Canada 777 had a compressor stall on departure from Toronto Pearson International Airport on Wednesday. AC872 returned safely 30 minutes later. pic.twitter.com/I8LrySWHBJ
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) June 7, 2024
O Boeing 777 decolou por volta das 20h45 e retornou ao aeroporto Pearson às 21h50.
“Após o pouso da aeronave, ela foi inspecionada pelos veículos de resposta do aeroporto conforme os processos operacionais normais e seguiu para o portão por conta própria”, disse a Air Canada em comunicado à Global News.
A Greater Toronto Airport Authority informou que o avião foi atendido pela equipe de bombeiros do Aeroporto Pearson após aterrissar com segurança. A companhia aérea declarou que não houve feridos entre os 389 passageiros a bordo.
Ainda, a Air Canada anunciou que a aeronave será retirada de operação e vai ser avaliada pela equipe de manutenção e engenheiros.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.