Imagens dramáticas capturaram o momento de pânico quando um impressionante ‘tsunami de lama’ irrompeu sobre uma pitoresca cidade alpina italiana, desencadeando uma corrida frenética pela sobrevivência entre moradores e turistas.
O vídeo exibe um rio de lama em fúria transformando-se em uma gigantesca onda, transbordando suas margens e avançando sobre uma rua, após chuvas torrenciais atingirem a cidade de Bardonecchia, localizada nas proximidades de Turim, no pitoresco vale Val di Susa.
O pânico se alastrou entre os residentes aterrorizados e os visitantes enquanto o colossal ‘tsunami de lama’ arrebentava um portão e projetava fragmentos em sua trajetória, na noite de domingo.
Outras imagens retratam uma muralha densa de lama avançando pelas margens do rio que serpenteia pela cidade alpina, engolindo veículos em meio aos destroços.
As equipes de resgate lançaram uma operação exaustiva em busca de cinco indivíduos que foram dados como desaparecidos após a devastação causada pelo deslizamento de lama.
As autoridades tranquilizaram a população, confirmando posteriormente que todos os residentes haviam sido localizados e que não houve registro de vítimas fatais.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.