Um jacaré e uma sucuri foram vistos brigando em um rio no Parque Estadual Encontro das Águas, no Pantanal mato-grossense . O caso aconteceu no começo de maio e foi gravado pelo guia de turismo Branco Arruda.
O profissional conta que os animais ficaram brigando por mais de duas horas.
“Quando encontramos eles [os animais] brigando, era por volta de 15h20. Fui embora às 17h30 e eles ainda estavam lutando. Não consegui ver o desfecho da briga”, relatou Branco ao g1.
Segundo o guia, que trabalha todos os dias no pantanal, o lugar é uma “caixinha de surpresa”.
“Já peguei uma cena dessa um tempo atrás. A gente acha que ja viu de tudo, só que, mais na frente, podemos ver algo diferente. É sempre esperar que a natureza mostra”, contou ao g1.
Veja o vídeo:
Henrique Abrahão Charles, biólogo especialista em serpentes, afirmou que os jacarés são predadores das sucuris e que o inverso também ocorre quando os répteis ainda são filhotes. Ele acrescentou que essa cena não é rara.
“Eles [jacarés] ficam no território deles e, qualquer coisa que entra, eles podem atacar. Se no território não tiver presa, eles vão procurar em outro e podem ficar esperando até dias para que alguma presa apareça”, explicou Charles ao g1.
Segundo Henrique, a luta entre o jacaré e a sucuri pode durar horas, pois ambos são animais bastante resistentes.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.