Um incêndio de grandes proporções atingiu um prédio residencial de luxo localizado no distrito de Narlidere, na província turca de İzmir. Informações da imprensa da Turquia dão conta de que as chamas tomaram o edifício por volta das 22h30 (horário local) desta quinta-feira (28).
O prédio que foi tomado pelo fogo fica dentro do luxuoso condomínio de Folkart, e vídeos que circulam nas redes sociais mostram o local sendo consumido pelo incêndio e cercado por fumaça escura. Até o momento não há informações sobre vítimas fatais.
Altas explosões foram ouvidas no local enquanto os bombeiros turcos tentavam combater o incêndio e, de acordo com Tunç Soyer, prefeito de Izmir, a fachada de madeira do edifício facilitou o alastramento das chamas.
“Nossos bombeiros estão respondendo com todas as suas forças ao incêndio do local em Narlıdere. Enquanto o revestimento externo do prédio é de madeira dificultando o trabalho, nossas equipes estão trabalhando para evitar que as chamas se espalhem para outros blocos. Nosso único desejo é que não haja perda de vidas”, escreveu nas suas redes sociais ainda na quinta-feira.
Narlıdere’de çıkan site yangınına itfaiye ekiplerimiz tüm gücüyle müdahale ediyor. Binanın dış cephesinin ahşap kaplama olması çalışmaları güçleştirirken, ekiplerimiz alevlerin diğer bloklara yayılmasını engellemek için çalışıyor. Tek dileğimiz can kaybı yaşanmaması.
O fogo teria começado a tomar conta do edifício no terceiro andar, e depois se alastrou por quase toda a sua extensão. O prédio tem oito andares, e relatos da mídia local apontam que pessoas foram vistas pulando da janela para escapar.
Fahrettin Koca, ministro da Saúde da Turquia, informou que um total de 70 paramédicos e 20 ambulâncias se deslocaram ao condomínio Folkart para socorrer os civis. Ele pontuou ainda que ao menos 7 pessoas foram socorridas no local.
“7 de nossos cidadãos foram afetados pelo incêndio ocorrido em um local em İzmir Narlıdere e que ainda está sob controle. 6 pessoas foram expostas ao fogo, uma pessoa torceu o pé. As intervenções médicas necessárias foram feitas, cada uma delas está em boas condições”
İzmir Narlıdere’de bir sitede meydana gelen ve kontrol altına alma çalışmaları devam eden yangından 7 vatandaşımız etkilenmiştir. 6 kişi dumana maruz kalmış, bir kişinin ayağında burkulma olmuştur. Gerekli tıbbi müdahaleler yapılmıştır, her birinin durumu iyidir. Olay yerine…
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.