A cidade de Chengdu, na China , recebeu um céu com sete sóis no último domingo (18). Dois fenômenos ópticos causaram uma ilusão de ótica bastante rara na atmosfera. Além disso, as imagens viralizaram. Veja:
— Mundo das Notícias 📰🗞️ 🌎 (@MundoNoticiasGL) August 20, 2024
Os dois fenômenos são: a refração e a dispersão. No primeiro ocorre a produção de diversas modificações na luz ao passar por um meio que a restringe, afetando sua velocidade de propagação, o comprimento de onda e a direção em que ela se propaga.
O segundo é um efeito frequente que ocorre quando a luz branca passa por um prisma, como a atmosfera. Esse processo separa as cores da luz, resultando na alteração das cores visíveis na imagem. O arco-íris é um exemplo desse fenômeno óptico, que também é causado pela dispersão da luz.
Ou seja, quando juntos, é como se o sol refletisse a própria imagem no céu.
Condições
Para que esse efeito aconteça, é preciso atender a condições específicas e ideais. Fatores como a posição da Terra em relação ao Sol, a quantidade de nuvens e a presença de água na atmosfera são algumas das variáveis que podem favorecer ou impedir o fenômeno.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.