Uma explosão em uma plataforma de petróleo no Golfo do México provocou um incêndio de grandes proporções no local. Informações iniciais dão conta de que há sete trabalhadores desaparecidos, mas sem especificar se há vítimas fatais.
O incidente aconteceu na Nohoch Alfa Oil Platform, instalação da Petroleos Mexicanos (Pemex). De acordo com a instituição, a explosão ocorreu por volta das 5h15 (horário local) e foram enviadas sete embarcações para controlar as chamas.
“Trabalhavam no Centro de Processamento 328 trabalhadores, dos quais 321 foram evacuados com o apoio de sete barcos. Até agora, seis pessoas foram relatadas feridas”, informou a Pemex em um comunicado oficial.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram tanto barcos tentando controlar as chamas jogando jatos de água no local, como grandes colunas de fumaça que podem ser vistas de uma longa distância da plataforma.
Habría tres o cuatro personas desaparecidas tras la explosión e incendio en la plataforma Nohoch Alfa, en el Complejo Cantarell, informó el presidente López Obrador. Desde Palacio Nacional, detalló que Pemex deberá informar sobre lo sucedido esta madrugada. pic.twitter.com/cbqgkbLWMY
— Joaquín López-Dóriga (@lopezdoriga) July 7, 2023
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.