As câmeras de segurança de uma casa de repouso em Michigan, dos Estados Unidos, registraram o momento em que uma cuidadora teria espancado uma mulher de 93 anos.
Segundo a imprensa americana, ela se chama Dontia Shawnra Arrington e tem 26 anos.
O vídeo foi registrado por uma babá eletrônica colocada pela família da vítima. Nas imagens é possível ver Dontia golpeando a idosa com uma fralda suja e estrangulando-a com as mão.
A mulher está sendo acusada de abuso de adulto vulnerável, tortura com a intenção de causar dor física e mental cruel ou extrema, e agressão com a intenção de causar ferimentos corporais no incidente chocante na instalação Landings of Genesee Valley.
Se condenada por todas as acusações ela pode pegar prisão perpétua no estado. Ela está presa preventivamente sob fiança de 45 mil dólares e deve retornar ao tribunal na quinta-feira (25).
“Você vê a vulnerabilidade da vítima e o fato de que ela está sendo atingida com uma fralda suja de 2 ou 3 libras”, disse o xerife do condado de Genesee, Chris Swanson, a WNEM-TV News.
“Mas isso não é suficiente. Quando ela passou a mão pela garganta em um estrangulamento, isso pode matar pessoas, especialmente uma mulher de 93 anos”.
“Isso é demência grave”, acrescentou o xerife. “[A vítima] não tem ideia do que está acontecendo. Ela não consegue processar o que nós processamos regularmente.”
“Eu fiquei chocado”, disse o Promotor do Condado de Genesee, David Layton, à WNEM sobre o vídeo.
“Fiquei revoltado e muito irritado”, disse Layton. “E eu disse à Assistente Chefe [Promotora do Condado de Genesee Tamara] Phillips: ‘Vamos ter que acusar essa mulher da maneira mais severa possível’.”
Vídeo:
HORRIFYING moment when 26 year-old caregiver smacks 93 year-old dementia patient with her heavy soiled diaper repeatedly before trying to choke her out.
Dontia Shawnra Arrington faces criminal charges for assaulting a vulnerable patient at Landings of Genesee Valley in Flint,… pic.twitter.com/hhi3P0P7bn
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.