Connect with us

MATO GROSSO

Vídeo com alerta de golpe do Tribunal de Justiça é finalista do Prêmio Social Media Gov

Publicado

em

A Coordenadoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) é finalista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, na categoria “Xô Fake News”, com um vídeo publicado no perfil oficial do TJMT na rede social Instagram (@tjmtoficial), em junho de 2023. Clique aqui para ver o conteúdo. 
 
A postagem, que já acumula mais de 8.700 curtidas, informa aos usuários do sistema de justiça estadual que o Poder Judiciário jamais entra em contato com as pessoas por meio de aplicativo de mensagem, e-mail ou telefonema para solicitar ou exigir nenhum tipo de transação. Toda a comunicação referente ao processo de precatório, incluindo os pagamentos, é feita por meio do próprio processo, via Processo Judicial Eletrônico (PJe). “Fique atento às fraudes e registre um boletim de ocorrência imediatamente”, alerta o vídeo, que mostra uma simulação de um usuário acessando seu e-mail e fazendo um pix sem saber que se trata de golpe.
Todas as etapas para realização do vídeo, desde a concepção, passando pelo roteiro, produção, gravação de vozes e imagens e edição, foram feitas pela equipe de Comunicação Social do TJMT.
 
A categoria Xô Fake News do Prêmio Social Media Gov abrange conteúdos produzidos por instituições que empregaram esforços efetivos em sua comunicação para combater informações falsas. Nessa categoria, o TJMT compete com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, Prefeitura de Maceió, Secom do Governo Federal, Senado Federal, e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
 
O Coordenador de Comunicação do TJMT, Ranniery Queiroz, destaca a importância da iniciativa para combater situações de fraude. “A cada dia o comunicador enfrenta um obstáculo para fazer com que o receptor receba o recado da melhor maneira possível, o assimile e faça ou não faça aquilo que é necessário. Neste caso, eles conseguiram atingir de uma forma rápida, direta, acessível e bastante simples um recado muito importante, que é para que pessoas não caiam em golpes, algo que está rotineiro em nossa sociedade. Então é um trabalho social, um trabalho de extrema importância porque mexe com o dinheiro das pessoas, em alguns casos as pessoas acabam tendo que gastar na tentativa de receber um dinheiro maior e isso não acontece. Então a falta de informação deve ser suprida com informação e informação coerente e ágil, como foi feito neste trabalho, digno realmente de um prêmio. Parabéns a todos os envolvidos!”.
 
Ana Cristina Serra, gerente de Mídias Sociais do TJMT, explica que o vídeo foi produzido com a intenção de alertar o público sobre as fake news relacionadas a precatórios. “Ao recebermos mensagens no ZapJus e nas redes sociais, percebemos a necessidade de agir. A ideia foi apresentar de forma descontraída o conteúdo, com o objetivo de entreter o público e fornecer informações relevantes”.  
 
O Prêmio – Em sua segunda edição, o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública tem o objetivo de destacar e multiplicar boas práticas de Comunicação Pública. A análise compreendeu conteúdos publicados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, levando em conta critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações.
 
As categorias do prêmio são: Meme-trend, Influencer, Xô Fake News, Inclusão e Diversidade, Transparência, Atitude, Colaboração, Comunicação como Serviço, Comunicação que Aproxima, Conteúdo Tutorial. Os ganhadores receberão os troféus no dia 25 de abril, em Florianópolis (SC), durante o 13º Redes WeGov, evento anual dos profissionais de comunicação no setor público. 
 
O Social Media Gov é uma plataforma de inteligência e benchmarking que auxilia instituições públicas a criar, analisar e planejar seus conteúdos e estratégias de comunicação para as redes sociais.
 
Celly Silva
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Contratações intermitentes crescem 90% em Mato Grosso impulsionadas pelos setores de serviços e construção civil

Publicado

em

Por

Até setembro de 2024, Mato Grosso tinha 1.012 trabalhadores contratados de forma intermitente ativos, quase o dobro do que foi registrado em 2023, que encerrou o ano todo com 530 postos neste modelo. Em comparação com o ano passado, o volume de contratações intermitentes é cerca de 91% maior. As informações são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O trabalho intermitente é caracterizado pela contratação formal de trabalhadores, que têm seus direitos garantidos, mas atuam apenas sob demanda, sendo remunerados pelos dias ou horas trabalhados.

O Estado contabilizou, até setembro deste ano, 2.806 contratações intermitentes e 1.794 desligamentos – o que resultou em um saldo positivo de 1.012 vagas ativas. As informações do Novo Caged evidenciam o crescimento desse modelo de trabalho no mercado mato-grossense. Em comparação com 2023, houve um total de 3.950 admissões e 3.420 desligamentos, dando o saldo positivo de apenas 530 ao final do ano.

Os dados setoriais mostram que, em 2023, as 3.950 admissões intermitentes foram distribuídas entre os setores agropecuário (108), industrial (106), construção civil (1.542), comércio (590) e serviços (1.604). Entre as faixas etárias, destacaram-se trabalhadores de 30 a 39 anos, que preencheram 1.126 vagas; seguidos por jovens de 18 a 24 anos, com 993 vagas; e pela faixa de 25 a 29 anos, com 726. Já os trabalhadores de 40 a 49 anos ocuparam 726 vagas, enquanto os de 50 a 64 anos preencheram 318.

Já em 2024, as 2.086 admissões foram nos seguintes setores: agropecuário (98), industrial (85), construção civil (580), comércio (242) e serviços (1.801). No mesmo período, 1.755 homens e 1.051 mulheres foram admitidos como trabalhadores intermitentes. A faixa etária predominante foi novamente a de 30 a 39 anos, com 775 vagas preenchidas; seguida pelos trabalhadores de 18 a 24 anos, que ocuparam 716 vagas. A faixa de 25 a 29 anos somou 500 admissões, enquanto os trabalhadores de 40 a 49 anos preencheram 522 vagas, e os de 50 a 64 anos, 260.

O setor de serviços foi o principal responsável pela geração de empregos intermitentes, tanto em 2023 quanto em 2024, com crescimento de 12,3% nas admissões. Foram 1.604 para 1.801 de um ano para o outro. A construção civil também se destacou em ambos os anos, apesar da redução no número de admissões, de 1.542 em 2023 para 580 em 2024.

Trabalhadores com ensino médio completo lideraram as contratações no modelo intermitente em Mato Grosso nos dois anos. Em 2023, foram 2.281 admissões desse grupo, seguido por 437 trabalhadores com ensino fundamental completo e 228 com ensino superior completo. Já em 2024, o perfil de escolaridade predominante se manteve o mesmo – 1.877 admissões foram de pessoas com ensino médio, enquanto 165 vagas foram ocupadas por quem tinha ensino fundamental completo e 213 por quem tinha ensino superior completo.

Segundo o coordenador do Data Hub da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Vinícius Hideki, os dados refletem um cenário de crescimento econômico e geração de empregos, especialmente em atividades relacionadas à manutenção e segurança.

“O desempenho positivo registrado pelo Novo Caged reflete um mercado de trabalho aquecido em Mato Grosso, impulsionado especialmente por setores como mercado imobiliário e construção civil. Esses segmentos têm demandado profissionais para atividades como manutenção e segurança, evidenciando o impacto direto do crescimento econômico nessas áreas”, relata Vinicius.

Para o secretário Cesar Miranda, esse crescimento reflete a solidez das políticas públicas estaduais voltadas para a geração de emprego e a retomada econômica, que têm fortalecido setores estratégicos como serviços e comércio.

“O saldo recorde de contratações intermitentes é resultado direto das ações que promovemos para fomentar o emprego e o crescimento econômico. As iniciativas do Governo de Mato Grosso voltado a qualificação profissional, aliadas ao fortalecimento de setores estratégicos, têm sido fundamentais para o sucesso desse modelo. Seguimos firmes no propósito de fazer de Mato Grosso um estado forte, próspero e com oportunidades para todos”, destaca Miranda.

*Sob supervisão de Débora Siqueira

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora