MATO GROSSO

Vereadores mirins de Ipiranga do Norte conhecem sede do Poder Judiciário de Mato Grosso

Publicado

em

O Projeto ‘Nosso Judiciário’ do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) recebeu, nesta quinta-feira (23 de novembro), nove vereadores mirins, acompanhados do presidente da Câmara Municipal de Ipiranga do Norte, vereador Rogério do Carmo Gabriel e demais membros, que viajaram 455 km até Cuiabá, para conhecer as instalações do Palácio e o papel do Judiciário que atua em diversas causas para resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. 
   
Os vereadores foram recebidos pelo técnico judiciário Neif Feguri, que apresentou vários setores do TJMT, entre os quais os plenários, local de trabalho dos desembargadores e demais autoridades no julgamento de causas processuais. 
 
O presidente da Câmara Municipal de Ipiranga do Norte, vereador Rogério do Carmo Gabriel, que também conheceu a sede do Poder Judiciário pela primeira vez, destacou que o projeto Nosso Judiciário oportuniza diversos conhecimentos para os jovens. 
 
“É uma satisfação muito grande a gente conseguir a oportunidade de trazer essa juventude aqui no Judiciário, eles entenderem e conhecerem um pouco de como tudo aqui funciona. Estar presente aqui foi muito importante para todos, estou satisfeito de ver nos olhos de cada um desses jovens o interesse de entender como tudo aqui funciona, isso ajuda na construção de uma sociedade melhor”, declarou o vereador. 
 
A visita foi encerrada no Espaço Memória, local que despertou muita curiosidade e admiração dos jovens vereadores que puderam apreciar peças, ler alguns documentos e observar fotos que contam o passado de uma história de quase 150 anos do Judiciário mato-grossense. 
 
O vereador mirim Giovani Magalhães de Jesus, vai levar para Ipiranga do Norte muito conhecimento. Segundo ele, o seu objetivo é compartilhar com demais jovens detalhes de tudo que aprendeu no Poder Judiciário do Estado.
 
“É a minha primeira visita, estar aqui é muito importante, eu adquiri muito conhecimento sobre coisas da justiça que ainda não sabia. Temos como recorrer ao TJ para resolver causas, o bom é que a justiça é gratuita, quero levar isso e compartilhar com os meus colegas que ainda não tiveram a oportunidade de estar presente aqui”, declarou Giovani.  
 
Os participantes receberam uma cartilha da justiça com temas da atualidade: cyberbullying, injúria racial, importunação sexual, omissão de socorro, direitos do consumidor, falsificação de documentos, tráfico de drogas e crimes ambientais.  
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Foto 1: Grupo de nove pessoas, sendo sete homens e duas mulheres que estão em pé no plenário do Tribunal de Justiça. Eles estão usando camisa polo branca e calça jeans de cor azul, preta e branca.  Foto 2: O vereador mirim Giovani Magalhães de Jesus. Ele concedeu entrevista para a TV Justiça. É um rapaz alto, pele branca, cabelos curtos castanho, olhos escuros e usa camiseta gola polo branca. 
 
Carlos Celestino | Fotos: Emanuelle Costa 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Copyright © 2022 Oeste News