MIRASSOL

Vereadora Vitória Ávila propõe campanha de conscientização de vacinação contra cinomose

Publicado

em

A vereadora Vitória Ferreira (PSD) indicou a necessidade de se  tomar as devidas e providências no sentido de criar um programa, no município, de conscientização para a vacinação de cães contra a cinomose, por se tratar de uma doença grave que ocorre em cachorros.

A vereadora destacou as informações descritas em livros técnicos, sobre o assunto, onde afirmam se tratar de uma doença sistêmica, que pode atingir vários órgãos do cão, altamente contagiosa, causada por um vírus e que, frequentemente, leva à morte, cachorros filhotes e adultos.

Qualquer cachorro, em qualquer idade, pode ser contaminado com cinomose de diferentes formas, pois o vírus é transmitido entre um animal doente e outro susceptível, sendo que alguns animais doentes podem estar assintomáticos (ou seja, estarem com a doença, mas não apresentarem seus sintomas) e passar a doença para outro sadio por meio de secreções (nasais, fezes, etc.).

Os primeiros sintomas da doença são: perda de apetite; febre; vômito e diarreia; falta de coordenação; apatia e, se evoluir para os estágios finais, sem que o cachorro receba tratamento, pode haver danos neurológicos difíceis de tratar, quando o veterinário pode sugerir o sacrifício do animal.

Mas, apesar desses fatores,  a cinomose, por não ser considerada como zoonose (doenças de animais transmissíveis ao ser humano), está excluída das políticas públicas na área da saúde animal.

“A prevenção é a melhor arma contra este mal em cachorros, pois os programas de vacinação, em massa, podem reduzir drasticamente a incidência dessa doença. Por esse motivo, fizemos essa indicação”, contou a vereadora.

Vitória Ávila, que é a 1ª secretária da Mesa Diretora, também indicou a necessidade de instalação de um Painel Informativo, em local público, com objetivo em divulgar informações a respeito das receitas e despesas do município, dando assim, acesso mais fácil, rápido e direto, facilitando aos cidadãos, o acompanhamento da gestão de finanças do município, para que os mesmos possam se sentir mais confortáveis em saber onde o dinheiro dos impostos estão sendo investidos no município.

De acordo com ela, as informações, sobre as receitas e as despesas do governo municipal, receberiam atualizações constantes, apresentando à população quanto o município arrecadou e o quanto gastou, por Secretaria, através desse equipamento.

Ambas as propostas foram aprovadas na sessão ordinária do dia do dia 08 de novembro de 2021.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © 2022 Oeste News