A vereadora Vicência Advincula da Silva (PSL) indicou a necessidade de avaliar a possibilidade de realizar a compra de óculos “falantes”, que são dispositivos com Inteligência Artificial, chamado Orcam MyEye. O referido dispositivo pesa apenas 22 gramas, é do tamanho de um dedo e se conecta a todo tipo de armação de óculos.
Ela explicou que a tecnologia foi criada em Israel em 2015 e é capaz de transformar textos de livros ou de qualquer superfície, como um cardápio, em voz alta e sem necessidade de conexão à internet. Esse dispositivo já está sendo utilizado, inclusive em nosso estado, fornecido pela Secretaria de Educação, para alguns alunos da rede de ensino da capital.
“Esses dispositivos irão auxiliar aos alunos da rede de ensino que tiverem problemas graves de visão, ou mesmo cegueira, a conseguirem realizar leitura de textos e reconhecer alguns objetos e cores, facilitando o aprendizado e a vida dessas crianças”, afirmou Dona Neta.
A vereadora também indicou a necessidade de realizar os serviços de limpeza no cemitério São Lazaro.
De acordo com Dona Neta, alguns munícipes estão reclamando que há bastante lixo e mato por toda extensão do cemitério e que é precisa realizar o serviço de limpeza o mais breve possível, para tornar o ambiente mais bonito e agradável às pessoas que forem ao local.