Na sessão ordinária do dia 19 de abril de 2021, da Câmara Municipal de Mirassol D’Oeste, a vereadora Vicência Advincula da Silva (Dona Neta-PSL) indicou a necessidade de implantação de um Projeto de Lei, PROJETO MIRASOLAR.
Ela explicou que a implantação do PROJETO MIRASOLAR tem como objetivo, a instalação de placas fotovoltaicas (Energia Solar) em espaços públicos, como prédios e terrenos do município sem utilização, como fonte de energia alternativa, a fim de obter suficiência energética para os órgãos públicos municipais.
“Essa iniciativa traria inúmeras vantagens, como, energia limpa, renovável e sustentável, economia, impactos positivos ao meio ambiente,
custo de implantação pago em pouco tempo, caso seja financiado as parcelas do financiamento que são similares ao valor da conta de energia que o município paga a concessionária”, justificou a vereadora.
Ela também acrescentou que as despesas com a energia elétrica convencional, após a quitação da implantação do sistema de placas solares, poderão ser revertidas em investimentos ao município.
“E, podemos mencionar também que a vida útil do sistema de energia solar é de aproximadamente 20 anos”, pontuou Dona Neta.
O projeto de lei foi encaminhado às Comissões competentes para ser analisado.