O vereador Elton César Marques de Queiroz (PSC) sugeriu, ao Poder Executivo, que estude a possibilidade de estabelecer, no calendário municipal, Olimpíadas e competições esportivas entre os Grupos da Terceira Idade, com o objetivo de incentivar a prática de esporte entre os idosos, aproveitando que a cidade possui espaços apropriados e profissionais capacitados para dar as orientações necessárias.
De acordo com a proposta, as Olimpíadas da Terceira Idade envolveria modalidades esportivas como futebol, vôlei, basquete, xadrez, atletismo e outras consideradas de baixo risco para os praticantes idosos.
“Acreditamos que o esporte, não é importante somente para melhorar a força física do jovem da terceira idade, mas um bem necessário para fugir da depressão e conviver socialmente, pois participar na vida comunitária e continuar a ter projetos, são fatores essenciais para viver com qualidade”, disse Elton Queiroz.
Ele acrescentou que, com o avanço da medicina no controle de doenças e patologias, a longevidade das pessoas teve um aumento considerável, mas para que o idoso possa desfrutar de uma vida saudável é necessário que tenha independência e, encontramos nos esportes e atividades físicas, as condições adequadas para a melhoria da capacidade cardiovascular e manutenção da força. Ou seja, é através dos jogos e exercícios que o idoso participa de um rico processo social de convivência que mantém suas boas condições físicas para melhor aproveitar a vida.
O vereador Elton César Marques de Queiroz também indicou que o Poder Executivo, estude a possibilidade de criar a Semana da Prevenção à Catarata para Idosos.
Na justificativa, o vereador ponderou que a doença de catarata, como é popularmente conhecida, consiste numa lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. Como os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina do paciente, onde se situam os receptores fotossensíveis, este passa a ter dificuldade para enxergar com nitidez. No início da lesão, o paciente vê como se estivesse com a lente dos óculos embaçada ou com uma névoa diante dos olhos. Com a evolução do quadro, porém, passa a enxergar apenas vultos.
“Diante desse quadro, entendemos que as ações para prevenir vários problemas futuros, com relação à questão, que envolve a incapacidade visual, a criação da Semana da Prevenção à Catarata para Idosos, no município, será de grande valia”, explicou o vereador.