O vereador Marcos Felipe do Nascimento (PODEMOS), de Curvelândia, em sessão ordinária, indicou a necessidade de contratar médicos especialistas, em ginecologia e pediatria, para atender a rede municipal de Saúde.
O vereador Marcos disse ser de suma importância a contratação de um médico obstetra para dar atendimento à mulher durante o período gestacional e, com isso, garantir que o parto seja seguro e mais tranquilo possível.
“Outra necessidade, sem dúvida, é a contratação de um médico pediatra, para atender na fase da vida que é a mais importante, onde se iniciam as doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes, a pressão alta, por exemplo, começa no período de infância e, muitas vezes, por falta de diagnóstico perde-se a chance do acompanhamento mais preciso”, justificou ele.
Por se tratar de uma ação que visa melhorar a saúde pública da municipalidade curvelandense, ele espera ter a indicação atendida pelo Executivo Municipal.
O vereador Marcos Felipe do Nascimento também indicou a
reabertura do PSF II, localizado no bairro Jardim Paulista.
Ele explicou que a Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde e que, essas equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde da comunidade circunscrita à sua área de abrangência.
De acordo com a justificativa do vereador, a estratégia do PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua, pois o atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou no domicílio, pelos profissionais, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que compõem as equipes de Saúde da Família.
“Esses profissionais e a população acompanhada, criam vínculos de corresponsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento aos problemas de saúde da comunidade. Por isso, a reabertura do antigo PSF se faz necessária”, ponderou.
Ainda segundo o vereador Marcos Felipe do Nascimento, a reabertura iria evitar que as pessoas idosas e as crianças se deslocassem do seu bairro, até a outra unidade de saúde, que está localizada no bairro Cohab II, para receber um simples atendimento, quando isso pode ser feito o mais próximo possível ou na própria residência.