MATO GROSSO

Verde Novo distribui mudas de árvores em evento no Parque Tia Nair em Cuiabá

Publicado

em

Desde 2017, o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Programa Verde Novo, distribui mudas de árvores frutíferas e nativas do Cerrado durante eventos públicos realizados tanto pelo próprio Poder Judiciário, quanto por instituições públicas e/ou privadas, dos mais variados segmentos. Desta vez, o Verde Novo disponibilizou 100 mudas de árvores que serão distribuídas no evento “Uniasselvi no Parque”. A ação social será realizada no sábado (29 de junho), a partir das 16h, no Parque Tia Nair, no bairro Jardim Itália, em Cuiabá.
 
A proposta é conscientizar as pessoas sobre a importância do plantio de árvores, tanto para o meio ambiente, quanto para a melhoria na qualidade de vida de um modo geral. A atividade, que está sendo organizada pela universidade, ofertará atendimentos nas áreas de Saúde e orientações na área de Direito e também apresentação cultural.
 
Os atendimentos ofertados serão: aferimento de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação de IMC (Índice de Massa Corporal) e Bioimpedância, além de orientações jurídicas.
 
Participam professores (as) e alunos (as) dos cursos de Direito, Enfermagem, Nutrição e Educação Física, além de colaboradores (as) de todos os polos de Cuiabá.
 
Programa Verde Novo
 
O Verde Novo foi criado em 2017, pelo desembargador Rodrigo Curvo, então como um projeto, o Programa Verde Novo surgiu vinculado ao Juizado Volante Ambiental de Cuiabá e, atualmente, está ligado ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, tendo o magistrado fundador como seu gestor executivo. Desde 2017, o Verde Novo proporcionou à população cuiabana mais de 190 mil árvores nativas e frutíferas, considerando aquelas que foram doadas para moradores ou plantadas em parques, praças e escolas.
 
A importância de plantar árvores
 
São inúmeros os benefícios de se plantar uma árvore. Soma-se mais um, se a árvore for frutífera. Nas cidades, a arborização é fundamental para manter um ambiente mais puro e equilibrado, com a redução da poluição e dos ruídos. As árvores agem diretamente na redução da temperatura e da velocidade dos ventos, além de influenciarem no balanço hídrico. São fundamentais para a sobrevivência de várias espécies vegetais e animais silvestres que vivem nas cidades como pássaros, insetos e até macacos.
 
Quando tiver a oportunidade, plante uma árvore!
 
Marcia Marafon
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Copyright © 2022 Oeste News