Para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo, o projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, junto a Cooperativa de Crédito- Unicred MT, realizaram sábado, 01 de julho, o plantio de mais de 800 mudas de árvores na MT-251, em Cuiabá.
Plantadas na saída para Chapada dos Guimarães, o local será mais um cartão postal da Capital. A ação faz parte do Dia C, Dia de Cooperar, celebrado mundialmente, e em 2023, tem o tema central ‘Cooperativas pelo desenvolvimento sustentável’. “Hoje é o Dia Internacional do Cooperativismo. A data é amplamente difundida em vários locais do mundo. Precisamos reforçar que sem o meio ambiente não poderemos viver, por isso precisamos desse equilíbrio, pois cuidar do meio ambiente é cuidar de pessoas”, pontuou o presidente do Sistema OCB-MT (Organização das Cooperativas Brasileiras), Onofre Cesário de Souza Filho.
“É um prazer, um orgulho para Unicred fazer parte deste projeto, que visa trazer esse título de cidade verde para Cuiabá, e casa com um dos princípios do cooperativismo que é exatamente olhar para comunidade e deixar um legado para as gerações, incentivando práticas de voluntariado, confirmando o compromisso do cooperativismo com a construção de um mundo mais justo”, enalteceu o presidente do Unicred, Ronivaldo Fonseca Lemos.
A equipe do Juvam apresentou o projeto aos colaboradores, membros da diretoria e comunidade que fizeram o plantio, pontuando os benefícios da arborização urbana para a qualidade de vida da população.
Conforme o assessor do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá, Sérgio Savioli Resende, “a ação começa na parte central, no trecho entre o Supermercado Atacadão e a Fundação Bradesco com essa parceria importante e se estende pelos parceiros durante a semana. E a gente espera que além da conscientização ambiental, além da preocupação que as pessoas têm que ter com os benefícios produzidos pelas árvores, que isso aqui se torne um novo cartão postal da cidade”, assinalou.
Qualquer cidadão que queira colaborar com a arborização urbana de Cuiabá pode participar, por isso o Projeto Verde Novo também realiza a distribuição de mudas nativas e frutíferas. “Eu estava passando aqui pelo local e vi essa movimentação, já parei para pegar e garanti duas mudas de árvores que ganhei do Juvam. E vai ficar muito linda essa ação. E se todos nós conscientizássemos em plantar uma mudinha no quintal, na chácara, na rua. Agora começa o tempo seco e se a gente tiver um pouco mais de consciência, evitar as queimadas a gente muda esse país e nossa cidade”, avaliou a moradora do bairro Alvorada, professora Eliene Machado.
A engenheira florestal do projeto Verde Novo, Rosinani Carnaíba, explicou que durante o período de estiagem, de julho a novembro, a cooperativa Unicred irá fazer a manutenção das mudas e a irrigação do solo na região, enquanto não chove.
Presente no evento, o responsável pela arborização da Capital, Abel Nascimento destaca a participação dos parceiros. “Louvo essa iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, do Juvam, todas as instituições envolvidas nesse processo e da comunidade, porque isso significa mudança de comportamento e de hábitos. Precisamos recuperar o meio ambiente e hoje já são quase 200 mil árvores plantadas pelo projeto de 2017 para cá, para que a cidade possa esverdearse novamente”, concluiu.
Verde Novo – É um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, coordenado pelo Juizado Especial Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) e conta com apoio de diversos parceiros.
#paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem 1: foto na horizontal, equipe do Juvam durante apresentação do projeto e benefícios da arborização urbana aos colaboradores do Unicred. Imagem 2: foto horizontal, colaboradores da cooperativa plantando muda de árvore. Imagem 3: foto horizontal, presidente Unicred concedendo entrevista. Imagem 4: equipe do Juvam e colaboradores e diretores da Unicred posam para uma foto.