O Natal Abençoado do SER Família, projetado e coordenado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi marcado por público recorde, em cerca de 300 mil pessoas visitaram a Arena Pantanal, em Cuiabá. Por 15 dias, o espaço deixou de ser palco de campeonatos de futebol para, exclusivamente, encantar e aproximar as famílias mato-grossenses do universo natalino.
Em um único dia a Arena chegou a receber mais de 40 mil pessoas, visitantes não apenas da Capital ou do interior de Mato Grosso, mas também de outras regiões do país.
“Foi desafiador colocar esse projeto em prática, mas com a união de esforços e o apoio do Governo do Estado conseguimos levar à população a essência natalina. Foram dias de recordações do que realmente representa essa época, demonstrados através dos cenários lúdicos que envolveram as pessoas numa atmosfera de união e amor”, declarou a primeira-dama Virginia Mendes.
Segundo a primeira-dama, todo o projeto foi trabalhado para que a população reviva a temporada natalina.
“Com certeza, vamos trabalhar para uma nova temporada do Natal Abençoado. Ver a alegria e o encantamento das pessoas durante esses dias é algo que vai ficar marcado em minha memória, e também é o que vai nos motivar a aprimorar o projeto para que mais pessoas sejam impactadas com essa data tão linda”, afirmou. “Agradeço todas pessoas que participaram da organização. Os artistas que embalaram as apresentações; as equipes da limpeza que mantiveram os espaços impecáveis para receber o público, os voluntários, a Polícia Militar, os Bombeiros e a Defesa Civil que garantiram a segurança, a cobertura da imprensa, minha equipe Unaf e a Setasc por dias de dedicação, e os recursos oriundos de emendas parlamentares que nos ajudaram a realizar essa fantástico sonho”, agradeceu Virginia Mendes.
“Desejo a todos um Ano Novo repleto de bênçãos”, desejou a primeira-dama do Estado.
Público recorde
O Natal Abençoado do SER Família de 2023 bateu recorde de público das edições. Neste ano, 302.551 pessoas passaram pelos cenários natalinos, projetados com muito carinho e dedicação para encantar as famílias mato-grossenses. Em 2019, na primeira edição do evento, foram 240 mil visitantes e, em 2021, 280 mil pessoas.
O maior público desta edição foi registrado no dia 23 de dezembro, quando 44.056 pessoas foram à Arena Pantanal para conhecer a cidade do Natal Abençoado. Esse também foi o maior público da história da Arena Pantanal, batendo recorde de público de todos os eventos já realizados no local, mesmo os dos jogos da Copa do Mundo de 2014, em que a média foi de 40 mil pessoas em cada um dos jogos. Desde sua inauguração, o maior público registrado na Arena Pantanal havia sido no jogo entre Cuiabá e Operário, pela Série C, em 2018, quando 41,3 mil pessoas foram ao estádio.
As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.
Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.
Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.
O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.
“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.
“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.
Tolerância Zero
Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.
As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.
Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).
A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.