Connect with us

MATO GROSSO

“Ver a alegria dessas crianças é algo que não tem preço”, afirma secretária em ação especial do SER Família Criança na Arena Pantanal

Publicado

em

“Sem dúvida, foram dias incríveis em que vimos muitas crianças emocionadas e cheias de alegria. Ver a alegria dessas crianças é algo que não tem preço”, declarou a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Cel. Grasi Paes Bugalho no evento do Dia das Crianças, na Arena Pantanal. A ação do Governo de Mato Grosso, organizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que conta com a parceria do Programa SER Família Criança, idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, beneficiou, somente nesse sábado (12.10), 500 crianças.

A programação, que teve início na quinta-feira (10) e segue até neste domingo (13), já recebeu cerca de 5 mil crianças em vulnerabilidade social, que foram recepcionadas com lanches, brincadeiras e entregas de brinquedos. Quem esteve no local também assistiu a um espetáculo circense e com personagens infantis.


Foto: Josi Dias | Setasc-MT

A estrutura conta com cenários cenográficos, como o Jardim da Disney, uma roda gigante de 4 metros, a Casa do Mickey, a Confeitaria do Circo, um carrossel, além de brinquedos como cama elástica, tobogã, touro mecânico e piscina de bolinhas.

“Acho muito gratificante poder proporcionar esse tipo de evento para crianças carentes, com a mesma qualidade que geralmente só se vê em festas de elite. Foi muito emocionante ver todos juntos em oração neste dia. É um momento que toca o coração, uma grande alegria para mim e para essas crianças”, afirmou Virginia Mendes.


Foto: Josi Dias | Setasc-MT

A Cel. Grasi Bugalho destacou a emoção de participar de um evento tão grandioso voltado às crianças de Mato Grosso. Segundo ela, o pedido da primeira-dama de Mato Grosso de oferecer um dia inesquecível, com presentes e atividades de primeira qualidade, foi plenamente atendido. Além de elogiar o trabalho conjunto entre diversos colaboradores, a secretária ressaltou a importância de ver a alegria das crianças, algo que, para ela, não tem preço.

“O pedido da primeira-dama de fazer algo inesquecível e de altíssima qualidade para nossas crianças mato-grossenses foi plenamente alcançado. Tudo foi preparado com muito carinho e dedicação, e só tenho a agradecer à primeira-dama, que nos inspira a fazer cada vez mais pela população. Também quero agradecer a todos os envolvidos nessa parceria, com a Secel e o secretário da pasta, Davi Moura. É uma honra poder entregar presentes e uma estrutura de qualidade para cada criança”, afirmou a secretária Cel. Grasi.

Hilda de Oliveira Rocha Silva, moradora da região do Contorno Leste, expressou sua gratidão pela iniciativa do Governo em proporcionar um dia especial para as crianças da comunidade, destacando a importância desse apoio para famílias que enfrentam dificuldades financeiras.

“É muito gratificante ver o governo se preocupando com nossas crianças, proporcionando um dia de alegria, brincadeiras e até presentes. Muitas mães, como eu, não têm condições de comprar presentes para seus filhos no Dia das Crianças. Esse gesto do governo é algo que só temos a agradecer, pois faz uma diferença enorme na vida das nossas crianças”, afirmou Hilda.


Foto: Josi Dias | Setasc-MT

Thayná Cristyna, de 8 anos, filha de Hilda, expressou sua alegria ao participar das atividades organizadas pelo governo, ressaltando a diversão proporcionada pelos brinquedos e o encantamento com o show.

“Estou achando tudo muito legal! É a primeira vez que venho a um lugar assim, e eu adorei. Gostei muito da bailarina no show. Quero voltar mais vezes”, afirmou Thayná, com um sorriso de entusiasmo enquanto aproveitava o evento.

Valdirene Melo da Rocha, moradora do bairro Pedra 90 e representante da Associação Alfa Guerreiras da Fé, destacou a importância da iniciativa do Governo do Estado ao proporcionar um dia de lazer e diversão para as crianças da comunidade.

“A iniciativa foi muito boa. Trouxe doze crianças comigo, e ao todo, cerca de cinquenta da nossa associação. É uma oportunidade excelente para as crianças interagirem, brincarem e se divertirem em um dia especial. Muitas delas, por serem de uma comunidade humilde, não teriam condições de receber presentes ou participar de algo assim no Dia das Crianças”, afirmou Valdirene.

Ela também expressou sua gratidão ao governador Mauro Mendes e à primeira-dama Virginia Mendes: “Agradeço por terem dado essa oportunidade de trazer as crianças aqui, proporcionando momentos de alegria para cada uma delas. Muito obrigada!”, finalizou.


Foto: Josi Dias | Setasc-MT

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Governador: decisão do STF sobre medicamentos vai garantir saúde melhor ao cidadão

Publicado

em

Por

O governador Mauro Mendes participou, nesta quinta-feira (17.10), do evento no Supremo Tribunal Federal (STF) em comemoração à decisão que pacificou a questão dos medicamentos de alto custo no país.

A decisão do STF colocou requisitos e critérios mais claros e objetivos para a concessão ou não de medicamentos de alto custo, de forma a evitar judicialização e gastos exorbitantes do Poder Público com ações específicas em detrimento das demandas coletivas.

Para o governador, que participou ativamente do debate, a decisão veio em boa hora e traz segurança jurídica aos municípios, estados e para o próprio Governo Federal, além de uma melhor prestação de serviços de saúde ao cidadão.

“Parabenizo essa decisão que foi construída a partir de esforços do Ministério da Saúde, governadores, presfeitos, Advocacia Geral da União e vários outros atores. Essa decisão vai permitir uma melhor eficiência no gasto do dinheiro público e melhor atendimento ao cidadão”, declarou Mauro Mendes.

Estavam presentes no evento: a ministra da Saúde, Nisia Trindade; os ministros do STF Gilmar Mendes, Carmen Lúcia, Luís Barroso, Alexandre de Moraes, André Mendonça e Cristiano Zanin; e o advogado-geral da União, Jorge Messias.

A decisão

Com a decisão do Supremo, ficou definido como regra geral que se o medicamento registrado na Anvisa não constar das listas do SUS (Rename, Resme e Remune), independentemente do custo, o juiz só pode determinar seu fornecimento excepcionalmente.

Nesse caso, o autor da ação judicial deve comprovar, entre outros requisitos, que não tem recursos para comprar o medicamento, que ele não pode ser substituído por outro da lista do SUS, que sua eficácia está baseada em evidências e que seu uso é imprescindível para o tratamento.

Se todos esses requisitos forem cumpridos, caberá ao Judiciário, no caso de autorizar o medicamento, oficiar aos órgãos competentes para avaliarem a possibilidade de sua incorporação no âmbito do SUS.

Também ficou decidio pela criação de uma plataforma nacional para reunir todas as informações sobre demandas de medicamentos.

Isso deve facilitar a gestão e o acompanhamento de casos e a definição das responsabilidades entre União, estados e municípios, além de melhorar a atuação do Judiciário nesse tema.

O acordo define, ainda, quais são os medicamentos não incorporados (que não constam na política pública do SUS, medicamentos previstos nos protocolos clínicos oficiais para outras finalidades, medicamentos sem registro na Anvisa e medicamentos off label sem protocolo clínico ou que não integrem listas do componente básico).

As demandas relativas a medicamentos não incorporados ao SUS, mas com registro na Anvisa, tramitarão na Justiça Federal quando o valor do tratamento anual for igual ou superior a 210 salários mínimos. Nesses casos, os medicamentos serão custeados integralmente pela União.

Quando o custo anual unitário do medicamento ficar entre sete e 210 salários mínimos, os casos permanecem na Justiça Estadual. A União deverá ressarcir 65% das despesas decorrentes de condenações dos estados e dos municípios.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora