Connect with us

MUNDO

Vendaval destrói área de embarque e faz aviões girarem em Buenos Aires

Publicado

em

Cenas de destruição nas áreas interna e externa de aeroporto em Buenos Aires após forte vendaval
Reprodução/X

Cenas de destruição nas áreas interna e externa de aeroporto em Buenos Aires após forte vendaval

Uma forte tempestade atingiu Buenos Aires neste final de semana e deixou mais de 50 mil moradores sem energia elétrica. Contudo, o que mais tem chamado a atenção nas redes sociais foi a força do vendaval que fez até aviões girarem no Aeroparque Jorge Newbery.

Aeronaves que estavam estacionadas começaram a girar com a força do vento , como mostram alguns registros compartilhados na internet. O aeroporto foi fechado devido aos danos causados.

Houve estragos em vários pontos da área externa do terminal, que também teve sua área interna afetada. Dados dos boletins meteorológicos registraram rajadas de vento de 96 km/h na região do Aeroparque, na última madrugada. Já na capital argentina, os ventos chegaram até a 146 km/h.


Confira os vídeos:








Alerta laranja

A tempestade começou por volta de 3h da manhã (horário local), deixando dezenas de árvores caídas, outdoors desmoronados, entre outros danos. Mais de 500 pedidos de ajuda foram registrados até às 9h (horário local) e o Aeroporto Jorge Newbery foi fechado com mais de 70 voos cancelados ou desviados para outros aeroportos.

No sábado (16), fortes chuvas e ventos também atingiram a cidade litorânea de Bahía Blanca. Após a queda do telhado de uma instalação onde estava ocorrendo uma competição de patinação, 13 pessoas morreram e dezenas ficaram gravemente feridas, de acordo com fontes do gabinete do prefeito, segundo o jornal argentino La Nación.







O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) informou na manhã deste domingo (17) que um alerta laranja está em vigor para a região metropolitana de Buenos Aires, para Mar del Plata, Junín e Pergamino, entre outras cidades da província de Buenos Aires; para Rosário, Villa Constitución e outras localidades no sul da província de Santa Fé; e para o sul de Córdoba e Entre Ríos.

O alerta laranja é emitido quando há “fenômenos meteorológicos que são perigosos para a sociedade, a vida, a propriedade e o meio ambiente”, de acordo com o SMN, que ainda aconselhou a população a ficar em casa e evitar trafegar em vias públicas, exceto em casos de emergências.

Javier Milei, o novo presidente que tomou posse na semana passada , se manifestou em suas redes sociais.

“Juntamente com o Gabinete Nacional, acompanhamos a tempestade na Província de Buenos Aires. Lamento profundamente as vítimas que isso causou em Bahía Blanca e envio minhas mais profundas condolências à família e entes queridos. Forneceremos as informações conforme as tivermos. Pedimos a todos que estiverem em áreas de risco que permaneçam em suas casas”. O presidente argentino viajou para Bahía Blanca neste domingo.



Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora