Na próxima sexta-feira (26 de abril) vai ao ar a 23ª edição do programa Magistratura e Sociedade, com uma entrevista com os desembargadores Lídio Modesto da Silva Filho e Marcos Machado, este último integrante do Conselho Consultivo da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT).
O programa de entrevista, conduzido pelo juiz e professor de Filosofia da Esmagis-MT Gonçalo Antunes de Barros Neto, visa desenvolver o pensamento crítico de magistrados e magistradas em Ciências Sociais e estabelecer permanente e duradouro diálogo entre os juízes(as), desembargadores(as) e o mundo acadêmico, a fim de estimular a pesquisa e o estudo das ciências sociais e humanas.
A iniciativa também busca humanizar os julgadores que são responsáveis por decidir cotidianamente a vida de cidadãos. “Quão difícil é julgar um semelhante e o quão somos responsáveis por prolatar qualquer decisão que seja. Apenas um impulsionamento processual e você pode prejudicar alguém, então há a necessidade de você trilhar um caminho que chega ao mais próximo possível do ideal”, assinala o desembargador Lídio em trecho da entrevista.
“Eu percebi que há premissas que envolvem essa segurança jurídica, ou pelo menos a orientam: previsibilidade, estabilidade e tratamento isonômico. Então me parece que nós temos aqui três balizas muito claras para que nós alcancemos a segurança jurídica”, destacou o desembargador Marcos Machado em outro trecho da conversa.
O programa, uma iniciativa promovida pela Esmagis-MT com apoio da Coordenadoria de Comunicação do Tribunal de Justiça, vai ao ar no canal do TJMT no Youtube.
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Print de tela em tons de azul e branco onde aparecem as imagens dos desembargadores Marcos Machado, Lídio Modesto e o juiz Gonçalo Barros. Marcos Machado é um homem branco, de cabelos grisalhos e óculos de grau, que usa terno preto. Lídio Modesto é um homem branco, de cabelos escuros, que usa óculos de grau e veste terno cinza. Gonçalo Barros é homem branco, cabelos escuros e traja terno escuro e camisa clara.
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)