Connect with us

MUNDO

Vaticano diz não ver perspectiva de paz entre Ucrânia e Rússia

Publicado

em

Inundações causadas pela explosão da usina hidrelétrica de Kakhovka na região de Kherson
Presidencia Ucrânia – 08.06.2023

Inundações causadas pela explosão da usina hidrelétrica de Kakhovka na região de Kherson

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, afirmou nesta quarta-feira (21) que não vê atualmente grandes perspectivas sobre um acordo de paz entre Ucrânia e Rússia.

Apesar da previsão negativa, Parolin garantiu que ainda tem esperanças pelo fim do conflito, iniciado em fevereiro de 2022.

“Tenho esperanças realistas de paz na Ucrânia. Devemos continuar oferecendo canais por meio da mediação e bons ofícios, mas não me parece que atualmente haja grandes perspectivas para que essas ofertas sejam aceitas”, lamentou o religioso durante uma reunião pública.

Parolin elogiou o surgimento de “iniciativas particulares” para promover o fim do conflito, além de destacar que a comunidade internacional não pode parar de “oferecer perspectivas de paz”.

“O mundo inteiro está preocupado com esta guerra”, afirmou o secretário.

Uma das iniciativas mencionadas por Parolin surgiu da própria Santa Sé, que nomeou o cardeal Matteo Zuppi para ser um enviado do Papa Francisco ao longo de uma missão de paz do Vaticano.

O italiano concluiu recentemente uma viagem de dois dias na capital da Ucrânia a pedido do líder da Igreja Católica.

O próximo objetivo é fazer com que Zuppi vá até Moscou para encontrar o presidente Vladimir Putin.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora