A 2ª Vara Cível – Vara da Infância e Juventude de Água Boa levou para estudantes do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Getúlio Vargas, em Cocalinho (que está sob jurisdição de Água Boa), palestras sobre prevenção e combate às drogas, na última quarta-feira (25), em parceria com o Conselho Tutelar e com a Polícia Civil daquele município.
O agente da infância e juventude, Wender da Silva Bresolin, e a policial civil Érica Cristina Valadão proferiram as palestras em três turnos, visando abranger a todos os alunos. Foram abordados temas como definição e tipos de drogas, aspectos biológicos: como a droga interage com o organismo, com linguagem adequada ao público-alvo, formação da dependência química, riscos, sinais de uso, meios de prevenção, como solicitar ajuda, além de dúvidas dos participantes.
“Além disso, foram abordados assuntos como comportamento vicioso, formação de hábitos, meios de enfrentar adversidades pessoais e familiares, como forma de prevenção à entrada no mundo das drogas; inteligência emocional e social, como forma de prevenir a pressão de terceiros; relatos de casos, dentre diversos outros assuntos”, relata Wender Bresolin.
Ele conta que devido ao aumento do uso de cigarros eletrônicos entre os adolescentes, isso também foi tratado na palestra, “Detalhamos acerca da interação entre a nicotina presente no dispositivo e o organismo, o potencial de vício da substância, contaminantes presentes, riscos ocasionados e questões legais envolvendo o uso e a venda”.
De acordo com o servidor, atualmente Cocalinho conta com cerca de 8 mil habitantes, e, proporcionalmente, sofre com um alto índice de crimes e atos infracionais, em decorrência da grande presença de facção criminosa, o que também ocasiona um alto índice de usuários de entorpecentes, muitos deles, adolescentes.
Já foram realizadas palestras que abordaram entrega legal e adoção para a rede de hospitais da região. Para o mês de outubro, já estão previstas três palestras com temas como bullying e exploração sexual infantojuvenil, que serão realizadas em duas escolas rurais em Cocalinho e em uma escola em Água Boa. “Esta é uma forma de aproximar o Poder Judiciário da comunidade e cumprir a missão funcional de agir como agente transformador de opiniões e ações”, afirma Wender Bresolin.
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Agente da Infância e Juventude, Wender Bresolin, profere palestra no pátio de uma escola estadual. Ele é um homem branco, de cabelos escuros, usando calça jeans e camiseta polo preta, falando ao microfone. A plateia é composta por estudantes adolescentes, usando o uniforme azul da escola. Foto 2: Foto que mostra dezenas de estudantes, todos uniformizados, sentados assistindo à palestra, no pátio da escola.