Uma campanha de arrecadação para Hadjer Al-Ali, um morador em situação de rua em Amsterdã, arrecadou mais de 30.000 euros em menos de um dia. Al-Ali, de 33 anos, encontrou uma carteira cheia de dinheiro e a devolveu, o que motivou a mobilização popular que já alcançou R$ 200 mil.
Enquanto procurava latas e garrafas vazias na Estação Central de Amsterdã, Al-Ali encontrou a carteira sobre um banco do trem. Ao abrir a carteira, ele descobriu que havia 2.000 euros dentro.
Em seguida, dirigiu-se à delegacia e entregou a carteira a um policial, explicando que queria que o objeto fosse devolvido ao proprietário, pois o valor poderia ter um destino importante. “Talvez pertença a alguém que realmente precise”, explicou Al-Ali para a imprensa local.
Devido ao seu comportamento honesto, Al-Ali recebeu o prêmio “Polegar de Prata”, concedido pela polícia de Amsterdã a cidadãos considerados exemplares. Além disso, ele foi presenteado com um vale-presente de 50 euros.
A “vakinha”
A história rapidamente se espalhou pelas redes sociais na Holanda, levando internautas a criar uma campanha de arrecadação de fundos para Al-Ali. Em apenas 14 horas, a campanha arrecadou 30.926 euros, cerca de R$ 200 mil.
Hadjer Al-Ali vive na rua há 18 meses e tem dois filhos, de 6 e 5 anos, que moram em Apeldoorn. Al-Ali aproveitou a visibilidade do caso para pedir ao governo a criação de um projeto que ajude pais que não possuem um teto.