A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) disponibiliza, neste sábado (24), a vacinação em 42 locais diferentes, abrangendo bebês a partir de seis meses, crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Entre as vacinas oferecidas, estão as contra gripe (influenza), covid-19, dengue, coqueluche, tétano, sarampo e febre amarela. A lista completa dos endereços e horários de atendimento pode ser acessada no site da SES-DF .
A vacinação estará disponível em diversas regiões do DF, incluindo Planaltina, Itapoã, Gama, Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Samambaia, Ceilândia, Brazlândia, Sol Nascente, Taguatinga, Vicente Pires, Núcleo Bandeirante, Estrutural, Guará, Candangolândia, Cruzeiro e Plano Piloto.
Os horários de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) variam, com algumas unidades abertas até as 17h, enquanto outras encerram o atendimento ao meio-dia. Por isso, é recomendado verificar o horário específico da sua UBS no link disponível no site oficial .
Para facilitar o atendimento, é importante que os cidadãos levem documento de identidade com CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Os profissionais da SES-DF irão avaliar o histórico vacinal de cada pessoa e, se necessário, atualizar o esquema de imunização de acordo com a faixa etária. Em alguns casos, mais de uma dose pode ser aplicada no mesmo dia.
Além das vacinas de rotina, também haverá vacinação antirrábica para cães e gatos em três regiões específicas: Guará, Recanto das Emas e Vicente Pires. Os endereços e horários para esse serviço também estão disponíveis no site da SES-DF.
No domingo (25), não haverá vacinação, mas na segunda-feira (26), mais de cem salas de vacina serão reabertas para atendimento à população.
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.
O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.