A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) disponibiliza, neste sábado (24), a vacinação em 42 locais diferentes, abrangendo bebês a partir de seis meses, crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Entre as vacinas oferecidas, estão as contra gripe (influenza), covid-19, dengue, coqueluche, tétano, sarampo e febre amarela. A lista completa dos endereços e horários de atendimento pode ser acessada no site da SES-DF .
A vacinação estará disponível em diversas regiões do DF, incluindo Planaltina, Itapoã, Gama, Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Samambaia, Ceilândia, Brazlândia, Sol Nascente, Taguatinga, Vicente Pires, Núcleo Bandeirante, Estrutural, Guará, Candangolândia, Cruzeiro e Plano Piloto.
Os horários de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) variam, com algumas unidades abertas até as 17h, enquanto outras encerram o atendimento ao meio-dia. Por isso, é recomendado verificar o horário específico da sua UBS no link disponível no site oficial .
Para facilitar o atendimento, é importante que os cidadãos levem documento de identidade com CPF e, se possível, a caderneta de vacinação. Os profissionais da SES-DF irão avaliar o histórico vacinal de cada pessoa e, se necessário, atualizar o esquema de imunização de acordo com a faixa etária. Em alguns casos, mais de uma dose pode ser aplicada no mesmo dia.
Além das vacinas de rotina, também haverá vacinação antirrábica para cães e gatos em três regiões específicas: Guará, Recanto das Emas e Vicente Pires. Os endereços e horários para esse serviço também estão disponíveis no site da SES-DF.
No domingo (25), não haverá vacinação, mas na segunda-feira (26), mais de cem salas de vacina serão reabertas para atendimento à população.
Uma das propostas da Chapa 2 – “Nova OAB” para fortalecer a inclusão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) é a criação de uma Comissão de Inclusão e Acessibilidade. De acordo com o candidato à presidência Pedro Paulo, o projeto visa garantir que advogados e advogadas que enfrentam dificuldades por conta de alguma deficiência encontrem portas abertas e todo suporte necessário dentro da entidade.
A ideia da implantação da comissão surgiu após sugestão da advogada Franciele Rahmeier, diagnosticada com transtorno do espectro autista. A jurista, que é candidata à secretária-geral da subseção de Primavera do Leste, declarou seu apoio a Pedro Paulo. Para ele, a Seccional mato-grossense precisa estar sempre aberta a ouvir, debater e criar medidas que garantam equidade também dentro da advocacia.
“Inclusão é conscientização. É ouvir, colocar-se no lugar do outro e permitir que cada um possa contribuir da melhor forma, com as suas experiências. Essa proposta vai auxiliar outros advogados e advogadas, que enfrentam as mesmas dificuldades da Drª Franciele, e assegurar a participação nas discussões sobre o tema em diversas esferas da política. Agradeço a ela por nos abrir os olhos para essa questão”, argumenta Pedro Paulo.
A advogada recebeu o diagnóstico há pouco mais de um ano, mas relata que desde antes tem enfrentado muitas dificuldades. Segundo ela, a principal é o julgamento preconceituoso que, muitas vezes, classifica essas pessoas como incapazes. Ainda conforme Franciele, dentro da própria OAB há esses obstáculos, principalmente quando se procura amparo para o desenvolvimento tranquilo da profissão.
“A gente precisa incluir para igualar essas classes. Tem muita gente que pergunta ‘cadê a OAB?’. A OAB, infelizmente, parece que tem medo de dar a cara a tapa em relação aos direitos que são nossos. O Pedro Paulo deu atenção a essa proposta não com teor político, mas com teor de acolhimento, no sentido de propor a mudança dessa realidade que temos hoje. Estávamos esquecidos e agora estamos sendo ouvidos”, afirma Franciele Rahmeier.
A chapa liderada por Pedro Paulo tem como vice-presidente a Drª Luciana Castrequini, como secretário-geral o Drº Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária-adjunta Drª Adriana Cardoso Sales de Oliveira e como tesoureiro o Drº Rodolpho Augusto Souza Vasconcellos Dias. O grupo, formado ainda por conselheiros titulares e suplentes, reúne membros da Capital e também de subseções do interior.