Connect with us

Lucas do Rio Verde

Vacinação contra gripe começa na próxima terça-feira (11)

Publicado

em

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde dá início, na próxima terça-feira (11), à campanha de vacinação contra a Influenza (gripe). A iniciativa tem o objetivo de reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade decorrente da infecção na população-alvo da vacinação. A campanha será realizada em uma única etapa, contemplando todos os grupos prioritários, até o dia 30 de maio.

A vacinação contra a gripe permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Na campanha, serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A vacina é somente contraindicada para menores de seis meses de idade e para pessoas com histórico de reações alérgicas e anafilaxia grave a doses anteriores.

A supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann, reforça sobre a importância da conscientização de cada cidadão em se vacinar para garantir a saúde do coletivo, evitando a circulação do vírus e agravamentos da doença. “A vacinação tem como objetivo reduzir as complicações causadas pelo vírus, como internações e até a morte. O insumo é seguro e eficaz e não causa gripe. Ele é produzido por vírus inativado, ou seja, contêm somente vírus mortos”, explica.

A Secretaria de Saúde esclarece ainda que as vacinas contra a Covid-19 e gripe podem ser aplicadas ao mesmo tempo, em adultos e adolescentes acima dos 12 anos. Pessoas com doenças febris agudas, moderadas e casos confirmados de Covid devem ter a vacinação adiada até o desaparecimento dos sintomas.

“Quem faz parte dos grupos prioritários das duas campanhas deve aproveitar a ida ao PSF e se imunizar com as duas vacinas, não há nenhum risco em tomar as duas vacinas ao mesmo tempo”, esclarece Cláudia.

A vacina é aplicada de segunda a sexta, em todas as unidades de saúde de Lucas do Rio Verde.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Lucas do Rio Verde

Central de Regulação de Saúde passará por reorganização das filas para melhorar atendimento

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a partir de segunda-feira (11), a Central de Regulação passará por uma reorganização interna.

Durante essa reorganização, tanto o atendimento via WhatsApp (65) 3548-2527, quanto o atendimento presencial estarão temporariamente suspensos para os cidadãos que buscarem informações especificamente sobre lista de espera de exames e procedimentos que aguardam agendamento junto a Central de Regulação, por aproximadamente 15 dias.

A medida busca melhorar o fluxo de atendimento, com suporte de um sistema que vai otimizar a gestão das filas para os atendimentos realizados no município.

Os exames e consultas continuarão sendo agendados normalmente. Aos pacientes agendados, os comunicados serão feitos de maneira prévia.

A Secretaria de Saúde agradece a compreensão e a colaboração de todos!

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora