Connect with us

BRASIL

USP: primeira fase da Fuvest 2024 acontece neste domingo (19)

Publicado

em

Registro de edição antiga do Vestibular Fuvest
USP Imagens

Registro de edição antiga do Vestibular Fuvest

Neste domingo (19), acontece a primeira fase da Fuvest, o vestibular 2024 para ingresso na Universidade de São Paulo (USP). A prova será realizada em cidades da região metropolitana, no interior e litoral. De acordo com a instituição, farão o exame 99.573 candidatos e 10.826 treineiros — isto é, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio. No total, são esperadas 110.399 pessoas.

Os inscritos podem acessar o local de prova na área do cadidato, no site da Fuvest, informando o e-mail ou CPF e a senha. A lista completa com todos os locais de prova e com os endereços está disponível aqui.

Os portões irão abrir a partir das 12h deste domingo e fecharão pontualmente às 13h. A Fuvest recomenda que os candidatos cheguem com antecedência e, preferencialmente, visitem antes a escola para conhecer o trajeto.

A prova de hoje é composta por 90 questões de múltipla escolha das disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

O exame tem cinco horas de duração e, nesse tempo, o estudante também deve se planejar para passar as respostas para o gabarito e para o rascunho, já que não é permitido deixar o local com a folha de prova e de respostas. A saída será liberada a partir das 16h.

📚 O que levar?

Obrigatório

  • Documento de identidade original;
  • Caneta de tinta azul ou preta.

Opcional

  • Lápis para rascunho;
  • Borracha;
  • Apontador;
  • Régua transparente;
  • Água;
  • Máscara de proteção contra a Covid-19 — caso utilizada, deverá ser retirada no momento do reconhecimento facial;
  • Alimentos leves.

❌ O que é proibido levar?

Não é permitido usar ou manipular aparelhos celulares, ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico em qualquer área do prédio. Relógios (mesmo dos de ponteiro) também são proibidos.

A Fuvest vai informar aos candidatos o tempo restante para o final do exame.

Próximas datas

A lista com os nomes dos aprovados na segunda fase será divulgada em 1º de dezembro e a segunda fase está prevista para acontecer nos dias 17 e 18 de novembro, mas os locais de prova desta etapa ainda estão sujeitos a alteração, então pode ser que não seja o mesmo da primeira fase.

Já as provas de competência específica, acontecem entre 11 de dezembro e 11 de janeiro de 2024.

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Publicado

em

Por

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição
André Braga

Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição

Neste mês de setembro , o Dia Mundial do Daltonismo tem o objetivo de esclarecer alguns pontos envolvendo o distúrbio da visão, como os sinais para identificá-lo ainda na infância. De acordo com a oftalmologista Mayra Melo, o diagnóstico é crucial para garantir o suporte adequado no desenvolvimento escolar e social.

O daltonismo é conhecido como discromatopsia, sendo portanto, alteração na percepção das cores que afeta cerca de 8% dos homens e 0,5% das mulheres no mundo.

“Os pais devem observar sinais como dificuldade em distinguir cores básicas, como vermelho e verde, ou quando a criança troca frequentemente as cores ao desenhar ou colorir”, orienta Mayra.

É comum também que os pais notem uma certa preferência por roupas de cores neutras ou frequência da dificuldade em atividades que envolvam a diferenciação de cores, como jogos e brincadeiras.

“Em muitos casos, a criança pode sentir frustração ou desinteresse em atividades escolares que envolvem cores, o que pode ser erroneamente interpretado como falta de atenção ou interesse”, alerta a especialista.

O diagnóstico é feito por um oftalmologista, utilizando testes específicos como o de Ishihara, que avalia a percepção das cores. Apesar de não haver cura para a condição, o diagnóstico precoce permite que a criança seja orientada e adaptada para lidar melhor.

“O uso de ferramentas adequadas, como material escolar com contrastes fortes e a utilização de óculos ou lentes com filtros especiais, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento acadêmico e na autoestima da criança”, afirma.

The post Daltonismo em crianças: médica explica como identificar a condição first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora