Connect with us

MUNDO

Urânio empobrecido: Rússia revidará caso Londres envie munição a Kiev

Publicado

em

Rússia critica possível envio de munições com urânio empobrecido para a Ucrânia
Pexels

Rússia critica possível envio de munições com urânio empobrecido para a Ucrânia


A Rússia informou, nesta quarta-feira (22), que vai revidar caso o Reino Unido realmente decida enviar munições com urânio empobrecido para a Ucrânia. ; A guerra entre os dois países já dura mais de um ano. ;

De acordo com comunicado do Ministério de Relações Exteriores russo divulgado no Telegram, “Londres não deve esquecer que terá de assumir total responsabilidade por isso”.

“Esta decisão não ficará sem sérias consequências tanto para as relações bilaterais russo-britânicas quanto no nível internacional, onde a reação inicial das estruturas multilaterais já indica a rejeição total dos planos de Londres. Não deixaremos tais ações sem resposta”, diz a nota. ;


Na última terça-feira (21), o presidente Vladimir Putin já havia ameaçado “responder” os britânicos caso a expectativa de transferência para Kiev de munições com este determinado tipo de urânio fosse concretizada.

“Hoje soubemos que o Reino Unido anunciou não apenas a entrega de tanques à Ucrânia, mas também projéteis com urânio empobrecido. Se isso acontecer, a Rússia se verá obrigada a responder”, afirmou. ;

Leia mais: ; Putin faz visita surpresa a Mariupol, na Ucrânia

A polêmica surgiu após a vice-ministra da Defesa do Reino Unido, Annabel Gold, pontuar que o seu país planeja enviar canhões com urânio empobrecido para os ucranianos utilizarem no seu sistema de defesa da guerra. ;

Este tipo de urânio é menos radioativo do que o urânio natural, e armas que contam com o material empobrecido têm a capacidade ;de perfurar blindagens e estruturas de aço com ;certa facilidade. ;

Contudo, essas armas são criticadas por conta dos efeitos nocivos que podem causar quando em contato com humanos devido a sua ;radiação e toxicidade.

Entre no ; canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. ;Siga também o ; perfil geral do Portal iG.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora