Considerada como uma unidade de apoio de segunda intervenção, o Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam) da Polícia Militar esteve presente em diversas ações de policiamento preventivo e operações voltadas para o enfrentamento da criminalidade em 2005.
Por meio desse trabalho preventivo e ostensivo, o batalhão foi responsável pela apreensão de 85 armas, 1.128 unidades de drogas (papelotes, porções, barras e tabletes), recuperação e localização de 58 veículos e condução de 579 pessoas, sendo 431 em flagrante delito.
Conforme o comandante do Rotam, tenente-coronel Ronaldo Roque da Silva, no ano passado, além do amplo policiamento feito em bairros de Cuiabá e Várzea Grande, de acordo com o planejamento operacional, o batalhão realizou ações pontuais em várias cidades do interior do Estado, dentre elas Sinop e Rondonópolis.
“O reflexo de todo esse trabalho é sentido pela população e pelos órgãos e entidades sociais constituídas. Hoje, o que a gente percebe é uma grande receptividade nos eventos que atuamos, bem como, nas manifestações populares”, enfatiza o comandante da Rotam, lembrando o certificado de Honra ao Mérito entregue pela Câmara de Vereadores de Cuiabá.
Para realizar todo essa ação e reforço policial, a unidade recebeu investimentos do Governo do Estado, com aquisição de quatro viaturas L-200, 96 pistolas, quatro fuzis, 272 gôndolas, 280 calças e 142 boinas, em 2015.
Segundo Roque, para este ano, estão previstas outras ações operacionais, com a destinação de 60 motocicletas e demais equipamentos de proteção individual para o reaparelhamento da Companhia de Ação Rápida (CAR), responsável pelo motopatrulhamento.
O batalhão Rotam é composto por três companhias, sendo: Cia de Patrulhamento Tático, Cia de Ação Rápida (Motopatrulhamento) e Cia de Controle de Distúrbios.
Fonte: PM MT – MT