Connect with us

BRASIL

UnB concede diploma post mortem a Honestino Guimarães

Publicado

em

UnB concede diploma post mortem a Honestino Guimarães
Redação GPS

UnB concede diploma post mortem a Honestino Guimarães

A Universidade de Brasília ( UnB ) tomou uma decisão histórica nesta sexta-feira (7/6): conceder um diploma acadêmico post mortem a Honestino Guimarães , estudante de geologia que desapareceu em 1973, durante a ditadura militar, e nunca teve o corpo encontrado.

O anúncio foi feito durante a reunião do Conselho Universitário da UnB, pelo decano de Ensino de Graduação e membro do conselho, Diego Madureira, que ressaltou a importância de Honestino na história da universidade e na luta contra a ditadura.

“Honestino Guimarães foi um notável líder estudantil cuja trajetória se entrelaça profundamente com a história da Universidade de Brasília e a luta contra a ditadura militar”, destacou.

O pedido requeria não apenas a concessão do diploma, mas também a readmissão de Honestino na universidade, já que ele foi expulso durante o regime. Além disso, solicitava a concessão de créditos remanescentes para completar o curso de geologia.

A reitora Márcia Abrahão, emocionada com a decisão, classificou a entrega do diploma como uma “reparação”. Formada em geologia pela UnB, ela enfatizou o compromisso histórico da universidade com a verdade e com a memória de Honestino.

“Nós temos esse compromisso não só com a reparação a Honestino, mas com tudo o que ele representa. Como geóloga formada nesta instituição, sinto também esse compromisso com um colega que seria um brilhante geólogo e que não teve a chance de concluir seu curso”, ressaltou.

Honestino foi um dos líderes estudantis mais proeminentes da UnB, chegando a ocupar a presidência da Federação dos Estudantes da universidade em 1968. Preso e expulso durante o regime militar, ele foi sequestrado em 1973, aos 26 anos, e nunca mais visto. Sua morte foi confirmada em 1996, mas seu corpo permanece desaparecido.

O legado de Honestino vai além do curso de geologia. Para o professor Welitom Rodrigues Borges, diretor do Instituto de Geociências (IG) da UnB, a luta do líder estudantil é um exemplo para todos.

“Ele é visto como um símbolo de luta”, destacou.

The post UnB concede diploma post mortem a Honestino Guimarães first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Continue Lendo

BRASIL

Nova pesquisa mostra PP na liderança na OAB-MT; Gisela despenca e Xênia cresce

Publicado

em

Por

Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.

Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.

Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.

Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.

O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.

O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.

 

Fonte: OAB MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora