Connect with us

Cuiabá

“Um Por Todos, Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”: 10 Anos de parceria da Prefeitura de Cuiabá e educação cidadã

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), celebrou, neste ano, uma década do Programa “Um Por Todos, Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”. A iniciativa, executada em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), envolve 10 unidades escolares da rede pública municipal. As atividades de 2024 foram apresentadas no final de novembro, com premiação às escolas participantes, no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC). A programação contou com a presença de representantes dos órgãos responsáveis, além de diretores, coordenadores pedagógicos, professores, assessores da Secretaria Municipal de Educação e de instituições parceiras.

“O Programa ‘Um Por Todos e Todos Por Um!’ vai além de ensinar sobre ética e cidadania — ele transforma vidas. Em 2024, vimos alunos assumirem o papel de protagonistas dentro de suas escolas, colocando em prática o verdadeiro significado de ser cidadão. Cada projeto e cada ação demonstraram que grandes mudanças começam com pequenos gestos, gerando impacto positivo em toda a comunidade. Neste encerramento, celebramos esses resultados com muita alegria e reafirmamos nosso compromisso de seguir juntos na construção de um futuro mais justo, ético e participativo”, destacou o controlador-geral do Município, Hélio Santos.

O programa teve início em 2014 e foi mantido pelo prefeito Emanuel Pinheiro quando assumiu a administração, em 2017. “Essa continuidade foi essencial para consolidar o projeto, que tem como objetivo principal promover a cidadania e os valores éticos nas escolas da rede municipal”, ressaltou a coordenadora de Transparência da CGM, Joilce Botelho Acosta.

O funcionamento do programa ocorre da seguinte forma: a CGU fornece os materiais didáticos, incluindo kits educativos da Turma da Mônica, desenvolvidos por Maurício de Sousa, enquanto a CGM cuida da gestão, distribuição dos materiais e acompanhamento da aplicação nas escolas. No final do ano letivo, as escolas participantes prestam contas das ações executadas. A adesão das escolas é voluntária, e a expectativa é que mais unidades participem nos próximos anos.

Houve uma pausa no andamento do programa entre 2020 e 2022 devido à pandemia. Em 2023, a iniciativa foi retomada, atendendo 10 unidades escolares. Em 2024, o número de escolas atendidas se manteve, com a novidade de um projeto piloto 100% digital, considerado um grande sucesso.

O encerramento das atividades deste ano ocorreu no dia 27 de novembro, com a apresentação dos resultados das 10 escolas participantes, por meio de vídeos e materiais visuais, incluindo registros fotográficos. As produções tiveram como objetivo mostrar os trabalhos realizados com os alunos em sala de aula.

Na ocasião, o superintendente da Controladoria Geral da União em Mato Grosso, Daniel Gontijo Mota, destacou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é entregar melhores serviços à sociedade, visando uma melhor qualidade de vida. Para isso, precisamos de uma sociedade que conheça e pratique valores como ética e cidadania. A melhor forma de alcançar isso é ensinando nossas crianças. Sabemos da relevância dessa ação para o desenvolvimento da sociedade como um todo”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, agradeceu o comprometimento dos profissionais e parceiros e enfatizou os resultados positivos do programa. “O sucesso da educação na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro se deve ao comprometimento dos profissionais da educação e aos investimentos realizados na pasta. O programa ‘Um Por Todos e Todos Por Um’ é prova disso. Por meio de um material lúdico e atraente, trabalhamos a autoestima, a cidadania, a ética e a empatia — princípios fundamentais para garantir que o indivíduo exerça sua cidadania e alcance pleno desenvolvimento”, afirmou Edilene.

Desde 2023, o programa ampliou a oferta de materiais, contemplando alunos do 1º ao 4º ano com gibis interativos e atividades. Para o 5º ano, o kit completo inclui uma pastinha com materiais diversificados para aprofundar o aprendizado. As escolas contam com o apoio da CGM, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, por meio de acompanhamento, assessoramento e capacitações.

Trata-se de uma iniciativa que reflete o compromisso de Cuiabá com a formação cidadã das crianças, promovendo valores fundamentais e consolidando a parceria entre o município e a CGU.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

USF Coxipó do Ouro suspende temporariamente atendimentos devido a curto circuito em luminária

Publicado

em

Por

A Secretaria Municipal de Saúde – SMS informa:

A USF Coxipó do Ouro não realizará atendimentos nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (13) devido a um princípio de incêndio ocorrido na noite de quarta-feira (11).

O incidente foi causado por um curto-circuito em uma luminária. Assim que a fumaça foi percebida, moradores próximos desligaram o disjuntor geral da unidade e acionaram o Corpo de Bombeiros, que chegou rapidamente ao local e controlou o fogo, evitando maiores danos.

Os danos restringiram-se ao forro de gesso, e, desde as 7h desta quinta-feira, a equipe de manutenção trabalha para realizar os reparos necessários.

As atividades da USF Coxipó do Ouro serão retomadas na próxima segunda-feira (16).

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora