Connect with us

MUNDO

Um dos maiores dinossauros da história é descoberto na Espanha em condições incríveis

Publicado

em

Paleontólogos extraem fóssil de Qunkasaura na Espanha
GBE-UNED

Paleontólogos extraem fóssil de Qunkasaura na Espanha

Uma nova espécie de dinossauro foi descoberta na Espanha, conforme anunciou o arqueólogo Pedro Mocho, da Universidade de Lisboa, Portugal, nesta quarta, 4.

O estudo foi publicado na revista científica Communications Biology. Os fósseis foram recolhidos na região de Cuenca.

As descobertas mostram que trata-se de um dinossauro saurópode, que tem cabeça e cauda compridos, cabeça pequena e membros grossos. Foram, também, os maiores animais da Terra – a foto deste fóssil, por exemplo, mostra que apenas arcada dentária é maior que dois homens.

O animal recebeu o nome de Qunkasaura pintiquiniestra; a espécie teria vivido há cerca de 75 milhões de ano, no período Cretáceo Superior. Alguns dos dinossauros conhecidos dessa época são o T-Rex, Velociraptor e Triceratops.

Os fósseis analisados fazem parte de uma coleção de mais de 12 mil fósseis coletados em 2007 no sítio de Lo Hueco. Na época, o local foi escavado para dar espaço ao trem de alta velocidade Madri-Levante, que vai da capital ao mediterrâneo.

Esqueleto quase completo

O fóssil do animal chamou atenção pela qualidade em que se encontrava. Ele foi um dos esqueletos de saurópode mais intactos vistos na Europa: tinha vértebras cervicais, dorsais, caudais, parte da cintura pélvica e pedaços dos membros.

As descobertas podem ajudar a entender melhor os dinossauros não-avianos (os não-relacionados a aves) que viviam na área de Portugal e Espanha. Até hoje, há poucos dados e conclusões sobre o grupo.


Nova espécie de dinossauro

Qunkasaura pintiquiniestra recebeu o nome como alusão a diversos fatores culturais: Qunka vem do nome geográfio da região de Cunca e Fuentes; “saura” é de lagarto, e Pintiquiniestra relembra uma rainha gigante de Dom Quixote, livro de Miguel de Cervantes, espanhol.

“O estudo deste novo exemplar permitiu-nos identificar pela primeira vez a presença de duas linhagens distintas de saltassauroides na mesma localidade fóssil”, disse o paleontólogo Mocho em comunicado.

Próximo ao dinossauro citado acima, foram encontrados fósseis da família Lirainosaurinae, conhecida na região (são animais de pequeno e médio porte). Já os Qunkasaura sp. são médios ou grandes e bastantes raros na Europa.

Até onde se sabe, Cuenca é o único local que os dois grupos teriam convidido, porque as teorias de origem deles são em hemisférios diferentes.

“Felizmente a jazida de Lo Hueco preserva vários outros esqueletos de dinossauros saurópodes que ainda esperam para ser identificados. É possível que novas espécies apareçam entre eles, o que pode nos ajudar a completar a lacuna sobre como estes animais evoluíram”, animou-se Mocho.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora