Connect with us

MUNDO

Ultradireita vence as eleições gerais na Holanda

Publicado

em

Geert Wilders já foi condenado por discursos que incitam o ódio e a discriminação
Reprodução/We are change

Geert Wilders já foi condenado por discursos que incitam o ódio e a discriminação

Na última quarta-feira (22), ocorreram as eleições gerais da Holanda, levando a vitória maciça do Partido da Liberdade (PVV), grupo político anti-islâmico e anti- União Europeia liderado pelo ultradireitista Geert Wilders. A partir desta quinta-feira (23), o líder político começa a busca por formar uma coalizão para governar a Holanda.

Wilders é admirador do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, e prometeu que vai suspender as imigrações para o país, reduzir os pagamentos direcionados à União Europeia e lutar para o bloqueio de novos integrantes ao bloco econômico, citando a Ucrânia como exemplo.

Dos 150 assentos no Parlamento, o PVV conquistou 37 cadeiras, sendo o partido com o maior número de representantes. Em segundo lugar está a chapa liderada pelos trabalhistas, com 25 assentos, e o Partido Popular pela Liberdade e Democracia (VVD) aparece em terceiro, com 24 assentos. O VVD é o partido do atual premiê, Mark Rutte, que deixa o cargo.

É esperado que uma coalizão seja realizada entre o PVV, o VVD e o partido centrista NSC, somando assim 81 assentos. Entretanto, isso deverá levar meses para ocorrer, uma vez vista as dificuldades de se negociar, pois todos os partidos que Wilders poderia formar um governo, discordam do discurso ante-União Europeia.

Em um discurso de vitória na noite da última quarta-feira, Wilders disse que está “confiante” de que conseguirá “chegar a um acordo”. “Queremos governar e nós governaremos.”

A vitória do ultradireitista acende um alerta nos líderes pertencentes ao Parlamento Europeu, uma vez que as eleições que acontecerão em junho de 2024 deverão pautar as mesmas ideias que rondaram as eleições na Holanda: imigração, custo de vida e mudanças climáticas.

Wilders é conhecido como o “Trump neerlandês”. Entretanto, sua vitória não garante que ele conseguirá apoio o suficiente para viabilizar o governo. “Convoco os partidos […] Agora temos que buscar acordos entre nós. Os holandeses esperam que o povo possa recuperar seu país e que possamos garantir que o tsunami de solicitantes de asilo e imigração se reduza”, disse o ultradireitista.

Controvérsias

O novo líder holandês disse que é necessário parar de fornecer armamento a Ucrânia, uma vez que o próprio país precisa de armas para, caso necessário, se defender.

“Teremos que encontrar maneiras de estar à altura das esperanças de nossos eleitores, para colocar os holandeses de volta como o número 1”, afirmou no discurso de vitória. “A Holanda voltará a ser dos holandeses, o tsunami de asilo e a imigração serão contidos”.

Virada

A vitória de Wilders nas urnas foi uma surpresa para alguns, uma vez que, inicialmente, os eleitores demonstrassem maior preferência ao Partido do Novo Contrato Social (NSC), uma legenda populista e que foi recém criada. Há três semanas das votações, os índices de filiação à sigla se multiplicou, o que gerou especulações que o líder, Pieter Omtzigt, seria eleito como premiê. Entretanto, a sigla conseguiu atingir apenas o quarto lugar.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora