Os dois últimos espetáculos do ciclo da 16ª Mostra de Dança de Mato Grosso serão apresentados neste fim de semana, no Cine Teatro Cuiabá. ‘Bodas de Cinderela’ e ‘Divertissement’ são as atrações do evento, que traz opção de cultura e lazer para adultos e crianças, nos dias 27 e 28 de abril. A programação nestes dias inclui o lançamento da 17ª Mostra de Dança de Mato Grosso, com atividades previstas para iniciar no próximo mês.
O ciclo de atividades da 16ª Mostra de Dança de Mato Grosso iniciou em 2023, com recursos do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Ao todo, o evento incluiu capacitações, oficinas, exibição de filmes, exposição de artes visuais, apresentações culturais, intercâmbio de artistas e show de Carlinhos de Jesus, entre outras ações.
“A Mostra de Dança é um evento artístico tradicional, que valoriza a produção cultural de Mato Grosso e traz oportunidades para a população conhecer e se encantar com essa bela expressão artística, que é a dança”, destaca o secretário da Secel, Jefferson Neves.
Sobre a próxima edição da Mostra de Dança, com início previsto para maio, o diretor da Companhia das Artes e Associados (Cidarta), Kelson Panosso, destaca que o evento manterá as ações realizadas em 2023 e incluirá outras novas.
“Nesta edição, incluiremos conferências e seminários sobre empreendedorismo na dança, e qualificação de profissionais e professores. As apresentações artísticas, atividades de formação, intercâmbio e mostra de videodança terão continuidade, assim como a parceria com o movimento hip hop”, adianta.
Programação do fim de semana
Os espetáculos ‘Bodas de Cinderela’ e ‘Divertissement’ serão apresentados no sábado (27.04) e domingo (28.04), respectivamente, às 19h, no Cine Teatro Cuiabá. A entrada terá cobrança de ingresso social, equivalente a dois quilos de alimentos não perecíveis.
‘Bodas de Cinderela’ é um espetáculo infantil, que conta com crianças no elenco e apresenta o imaginário dos personagens Cinderela, Branca de Neve, Rapunzel, Ariel e Bela.
O espetáculo ‘Divertissement’ traz bailarinos convidados e exibe diferentes modalidades da dança, como o balé clássico, jazz, dança de rua, dança do ventre, contemporânea e danças populares.
Entre os artistas estão Liana Vasconcelos e Alyson Trindade, bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Além deles, participam dançarinos e grupos com atuação em Mato Grosso: Emilly Brito (Poxoréu), alunos da Escola Municipal de Dança de Primavera do Leste, Cia de Arte e Dança Yasmine Amar, Cia de Jazz Gisele Moreno, D`Santos Cia de Dança, Grupo de Dança Lambadeiros de Elite, Instituto Digoreste, Cia de Dança Rodinei Barbosa, Cia Zoukbrasa, Agaphis Escola de Dança, Escola Dance Cuiabá, Dreams Ballet, Legato Studio de Dança e Escola do Grupo Caroline.
Outra programação da 16ª Mostra de Dança de Mato Grosso é uma moção de aplausos para 70 artistas e personalidades que se destacam no segmento. O evento será na segunda-feira (29.04), às 19h, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A data marca, ainda, a comemoração do Dia Internacional da Dança e Dia Estadual da Dança.
A Mostra de Dança de Mato Grosso conta também com parceria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e apoio do Goiabeiras Shopping, Cine Teatro Cuiabá, Associação de Dança de Salão Cuiabana (Adasc), Assembleia Social e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá. (Com informações da assessoria)
Serviço | 16ª Mostra de Dança de Mato Grosso
Espetáculo Bodas de Cinderela Sábado (27.04)
Espetáculo Divertissement Domingo (28.04)
Horário: 19h Local: Cine Teatro Entrada: 2 kg de alimentos não-perecíveis
Mais informações: Instagram @cidartaoficial e (65) 99943-7748
As forças de segurança de Mato Grosso impediram, neste sábado (09.11), uma invasão de terra em Barão de Melgaço. Essa já é a 44ª ação realizada desde 2023 para impedir ocupação de terras ilegais no Estado.
Conforme informações da Polícia Militar, um grupo de cerca de 30 pessoas quebrou o cadeado da porteira, arrebentou as cercas da fazenda e invadiu o local. Quando a polícia chegou eles já estavam levantando barracas de lona.
Os invasores foram detidos e levados para a delegacia de Santo Antônio do Leverger.
O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, lembra que Mato Grosso foi o primeiro Estado a declarar tolerância zero com as invasões de Terras.
“É uma determinação do governador Mauro Mendes, para impedir que os invasores se instalem em propriedades urbanas e rurais aqui no Estado, e assim foi feito. Logo que o boletim de ocorrência foi registrado, a polícia deu início ao atendimento e aplicação do programa tolerância zero à invasão de terras, da mesma forma como já foi feito nos 43 casos anteriores, desde março de 2023”, disse o secretário.
“As forças de segurança no Estado trabalham integradas para impedir as invasões, dando uma resposta rápida ao cidadão, e mantendo a ordem e a segurança pública”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes.
Tolerância Zero
Desde 2023, o Governo de Mato Grosso tem atuado com tolerância zero com as invasões de terras no Estado.
As forças de segurança do Estado atuam de forma integrada para impedir invasões ilegais. A atuação é realizada por agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, unidades especializadas como Rotam e Força Tática, e também o Corpo de Bombeiros, quando necessário.
Monitoramento constante é realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Estado de Segurança Pública, bem como pela Polícia Judiciária Civil (PJC).
A Patrulha Rural, da Polícia Militar, também atua com apoio. Diariamente, os policiais realizam o monitoramento georreferenciado das propriedades rurais e visitam os moradores, buscando estabelecer um diálogo e promover maior proximidade com os cidadãos locais.