Connect with us

MUNDO

UE prevê corredor marítimo de ajuda para Gaza neste fim de semana

Publicado

em

A chefe da Comissão Europeia disse nesta sexta-feira que um corredor marítimio de ajuda poderia começar a operar entre Chipre e Gaza neste fim de semana, como parte da aceleração dos esforços ocidentais para aliviar a crise humanitária no enclave palestino devastado pela guerra.

Os comentários de Ursula von der Leyen foram feitos um dia depois que o presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou planos para que militares dos EUA construíssem um porto temporário na costa mediterrânea de Gaza, em meio a alertas da ONU sobre a fome entre os 2,3 milhões de habitantes do pequeno território.

As negociações sobre um possível cessar-fogo na guerra de Israel contra o Hamas, agora em seu quinto mês, permaneciam em um impasse no Cairo, enquanto o escritório de direitos humanos da ONU pediu a Israel que não estendesse sua ofensiva militar para a cidade fronteiriça de Rafah, dizendo que isso causaria uma nova “perda maciça de vidas”.

A presidente da Comissão da UE, Ursula von der Leyen, disse que um teste piloto de ajuda alimentar coletada por um grupo de caridade e apoiada pelos Emirados Árabes Unidos poderia estar deixando o Chipre já na sexta-feira.

“Estamos lançando esse corredor marítimo do Chipre juntos, a União Europeia, os Emirados Árabes Unidos e os Estados Unidos”, afirmou ela após uma visita a instalações em Larnaca, no Chipre.

“Estamos agora muito perto de abrir esse corredor, esperamos que seja neste sábado e domingo, e estou muito feliz em ver que um piloto inicial será lançado hoje.”

Ela não deu detalhes sobre onde a ajuda seria entregue em Gaza e não fez referência ao anúncio de Biden, feito durante seu discurso sobre o Estado da União ao Congresso na quinta-feira, de que os militares dos EUA construiriam um “píer temporário” na costa de Gaza para receber navios que transportam alimentos, água e medicamentos.

Autoridades norte-americanas disseram que a construção dessa instalação pode levar semanas, portanto, isso não ofereceria solução imediata para os níveis crescentes de fome. A ONU diz que a abertura de rotas terrestres deve continuar sendo a prioridade.

“Não haverá botas americanas no solo”, disse Biden, que não indicou onde o “píer” planejado poderia estar localizado.

Em reação ao discurso de Biden, uma autoridade sênior do governo israelense disse na sexta-feira: “Israel e os Estados Unidos estão coordenando o fornecimento de ajuda humanitária pela rota marítima. Será habilitado sujeito a autorização de segurança”.

Fonte: EBC Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora