Connect with us

MUNDO

Ucrânia retoma territórios em Donetsk; ocupados em desde 2014

Publicado

em

Arquivo: Ataque russo matou uma pessoa em um posto de gasolina
Divulgação/Procuradoria Regional de Donetsk

Arquivo: Ataque russo matou uma pessoa em um posto de gasolina

O Brigadeiro-General Oleksandr Tarnavskyi, Comandante do Grupo Operacional e Estratégico das Forças Tavriia, disse ao jornal nacional 24 horas da Ucrânia que as ofensivas das forças ucranianas estão em andamento, mas já libertaram o território.

“As Forças de Defesa libertaram territórios próximos a Krasnohorivka, na região de Donetsk, que estavam sob ocupação desde 2014, na frente de Tavriia”, afirmou.

Valerii Shershen, porta-voz das Forças de Defesa da frente Tavriia, relatou que as tropas ucranianas capturaram várias posições russas próximas a Krasnohorivka cerca de uma semana atrás.

“Nossas unidades de assalto realizaram um contra-ataque bem planejado e conseguiram capturar várias posições estratégicas que estavam sob o controle dos ocupantes desde 2014. Esta é a área da DPR, localizada perto de Donetsk. Essa informação chega com algum atraso por razões táticas”, disse Shershen.

As Forças de Defesa da Ucrânia conduziram uma simulação de ações militares e contaram com o apoio de artilharia e equipamentos pesados para remoção de minas explosivas de áreas específicas para garantir mais segurança às tropas militares.

“A ofensiva das nossas tropas pegou o inimigo de surpresa. Ao longo da semana, o inimigo fez todos os esforços para nos expulsar dessas posições, mas sem sucesso. Esse avanço tem um significado simbólico e representa uma melhoria tática para nós. É um exemplo vívido de sucesso local”, destacou Shershen.

Yaroslav Chepurnyi, oficial de imprensa da 79ª Brigada de Assalto Aéreo, informou ao jornal Ukrainska Pravda que a conquista dos territórios próximos a Krasnohorivka é um feito dos paraquedistas da brigada de Mykolaiv.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora