Connect with us

MUNDO

Turista destrói estátuas em Israel por motivos religiosos

Publicado

em

As peças datam do século II d.C, segundo informações do jornal The Times of Israel
Reprodução/Museu de Israel

As peças datam do século II d.C, segundo informações do jornal The Times of Israel

Duas estátuas romanas datadas do século II d.C foram destruídas no Museu de Israel , em Jerusalém. A polícia prendeu um homem natural dos Estados Unidos, de 40 anos, que é suspeito de ter feito a ação. Segundo ele, as peças ofenderiam a sensibilidade religiosa e iria contra os ensinamentos bíblicos.

Segundo o comunicado da polícia local, os agentes foram acionados para comparecer ao Museu na noite da última quinta-feira (05), após a denúncia de que um visitantes teria destruído as peças de forma intencional.

As autoridades divulgaram imagens das obras destruídas pelo norte-americano. Nelas, é possível ver as estátuas quebradas no chão, com os pedestais derrubados. Elas estavam na área de arqueologia do museu.

O jornal The Times of Israel apurou que as obras destruídas pelo homem era a cabeça de Atenas do século II d.C., descoberta em 1978 em Tel Naharon, perto de Beit She’an, e o grifo que segurava uma roda do destino, que era a representação do deus romano Nêmesis, datada de 210-211 d.C. e descoberta em 1957 no norte do Negev.

O museu informou que ambas as obras estavam na ala de arqueologia, e que eram peças originais, não cópias. O segurança do museu foi o responsável por deter o turista, antes das autoridades chegarem ao local. Ele ainda estaria andando com um pedaço de pau pelas dependências, levantando a suspeita de que ele usou o artefato para destruir as obras.

Como justificativa, o suspeito disse à polícia que destruiu as estátuas porque ele acreditava que elas iam “contra a Torá”. As autoridades estudam um pedido de impossibilidade de fiança no caso.

As duas peças foram levadas para o laboratório de conservação, para que fossem reparadas por profissionais. Entretanto, o museu chama o incidente de “preocupante” e “grave”. A ação não afeta o horário de funcionamento do Museu de Israel.

Fonte: Internacional

Continue Lendo

MUNDO

Putin confirma encontro com Xi Jinping na Rússia em outubro

Publicado

em

Por

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho
Sputnik

Foto da agência russa Sputnik mostra o presidente russo Vladimir Putin e o homólogo chinês Xi Jinping em Astana, em 3 de julho


O presidente da Rússia, Vladimir Putin,  confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.

O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.

De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.

Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.

“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.

O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.

A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.

Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

Fonte: Internacional

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora