Um turista alemão, de 22 anos, danificou a fonte de Netuno, na cidade de Florença, na Itália. O jovem havia escalado o monumento para tirar uma foto. O patrimônio foi construído em 1574, por Bartolomeo Ammannati, e representaria as vitórias navais da Toscana.
O Palazzo Vecchio, que é a sede da prefeitura da capital da região da Toscana, emitiu uma nota dizendo que o alemão teria quebrado a perna dianteira da estátua do cavalo, que faz parte do conjunto da fonte de Netuno.
O jovem teria ainda danificado a parte superior da carruagem, que é feita de mármore vermelho. Ela teria sofrido uma espécie de deslocamento.
O momento em que o jovem escala a escultura foi registrado pelas câmeras de segurança da cidade e publicado pelo prefeito local. Assista:
Questo turista ha pensato bene di salire sul Nettuno per un selfie. Per fortuna nessun danno, il sistema di allarme ha funzionato. Grazie alle telecamere del Comune è stato individuato e pagherà una multa salata. Contro il vandalismo sui beni culturali non ci sono giustificazioni pic.twitter.com/QVvBNYaygI
As ações do turista gerou um prejuízo de cerca de 5 mil euros, o que gira em torno de R$ 26,6 mil. O jovem foi identificado através das câmeras de segurança e denunciado por diversos crimes contra o patrimônio cultural da cidade italiana.
O prefeito de Florença, Dario Nardella, disse: “Esse turista achou bom ir até Netuno para tirar uma selfie. Graças às câmeras municipais, ele foi identificado e pagará uma multa pesada”
A fonte de Netuno é conhecida como Biancone, e fica localizada em Piazza della Signoria, situada entre a Piazza del Duomo e o rio Arno.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou nesta quinta-feira (12) que receberá seu homólogo chinês, Xi Jinping, em Kazan, no próximo mês de outubro, por ocasião da cúpula dos Brics.
O anúncio foi feito pelo mandatário russo durante encontro com o ministro das Relações Exteriores de Pequin, Wang Yi, em São Petersburgo, segundo a agência Interfax.
De acordo com Putin, as relações entre a China e a Rússia continuam a desenvolver-se “com muito sucesso em todas as direções”, incluindo a “coordenação no cenário internacional”.
Em imagens divulgadas pela mídia russa, Wang destacou que “o presidente Xi está muito feliz em aceitar o convite”.
“Nessa ocasião os dois chefes de Estado terão novas discussões estratégicas”, acrescentou o chanceler, destacando que ambos os líderes “estabeleceram uma confiança mútua sólida e uma amizade profunda”.
O ministro chinês chegou a São Petersburgo para participar da cúpula de altos funcionários e conselheiros de segurança nacional do bloco Brics. Sua visita também foi vista como uma oportunidade para lançar as bases do encontro presencial entre os líderes dos dois países.
A reunião dos Brics está marcada para acontecer entre 22 e 24 de outubro, na cidade russa de Kazan, e será o terceiro encontro presencial de 2024 entre Xi e Putin, poucas semanas antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro.
Formado inicialmente por Brasil, China, Índia e Rússia em 2009, o bloco foi ampliado com a adesão da África do Sul em 2010 e este ano incluiu vários outros países emergentes, como Egito e Irã. No início de setembro, a Turquia também apresentou um pedido de adesão ao bloco.